Publicado em 15 de julho de 2014 às 14:33

Copa 2014: Brasil fez bonito fora de campo

Para a tristeza de muitos, a Copa do Mundo chegou ao fim. Se, dentro de campo não tivemos muito o que comemorar, podemos dizer que ao menos fora dele o Brasil marcou um verdadeiro golaço ao receber o evento. Ao menos no que diz respeito ao turismo no país: o mundial atraiu 692 mil turistas de 203 nacionalidades diferentes, superando as expectativas iniciais do governo. 61% dos turistas estrangeiros nunca havia visitado o Brasil – hoje, 95% deles declaram ter intenção de voltar. Além disso, com avisibilidade proporcionada pelo Copa, o Ministério do Turismo acredita que haverá um aumento de 20% de visitas ao país.

Mas o número de estrangeiros é baixo quando comparado ao de aproximadamente 3 milhões de turistas brasileiros que circularam por entre as cidades sedes no período da Copa. Mas o golaço não foi só no turismo. Projeções da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) estimam que a competição esportiva injetou cerca de 30 bilhões de reais na economia brasileira.

Os aeroportos também fizeram bonito: apesar de o transporte aéreo ter sido o principal meio de locomoção entre as cidades sede no período e da grande demanda de mais de 10 milhões de passageiros em trânsito, não houve caos aéreo e os aeroportos funcionaram dentro do esperado. Segundo dados da ANAC, os atrasos acima de 30 minutos no período somaram umíndice médio de apenas 7,03%.

As Fun Zones nos aeroportos também atuaram de maneira satisfatória e receberam cerca de 312 mil visitantes, o que corresponde a cinco estádios de futebol lotados. Para quem vai viajar e já está sentindo saudades da copa, ainda dá tempo de aproveitar esses locais: todas as Fun Zones ficarão em funcionamento até o dia 20, com exceção de Galeão e Congonhas, que se prorrogam suas atividades até o dia 25 de julho.