Publicado em 13 de janeiro de 2014 às 16:52

Companhias aéreas solicitam 1,5 mil novos voos para Copa

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) avalia as 1.523 mil solicitações de novos voos, submetidas pelas companhias aéreas tendo em vista a Copa do Mundo. Espera-se que, com o aumento da oferta, o preço das passagens aéreas seja reduzido durante o período da Copa.

Para evitar congestionamentos ainda mais acentuados, a Anac divulgou que concederá as aprovações levando em conta principalmente os horários dos voos solicitados, dando preferência aos que ocorrerão em horários pouco congestionados. Além disto, o espaço para os novos voos será ampliado devido à suspensão de alguns voos regulares durante o período da Copa.

Os pedidos das companhias aéreas concentram-se nos trechos de Guarulhos, Campinas, Rio de Janeiro, Natal, Recife, Fortaleza, Salvador e Cuiabá, cidade para a qual solicitaram 48% mais voos. Para Campinas, a marca atinge 41,6% e, para Guarulhos, 36,5%.

No total, os pedidos englobam as 12 cidades-sede da Copa e mais 13 que ficam num diâmetro de 200 km das cidades-sede. Os voos especiais para a Copa operarão entre 6 de junho e 20 de julho. A Anac divulgará os pedidos aprovados em 15 de janeiro, data a partir da qual as companhias aéreas já poderão comercializar bilhetes para os voos específicos da Copa.

A Anac afirma, ainda, em comunicado, que a partir de 16 de janeiro ocorrerá o processo de alocação de slots para os voos específicos a serem realizados durante a primeira fase da Copa, cujo calendário já estará definido. Poderão ser solicitadas modificações por parte das companhias aéreas. Solicitações de slots para a fase eliminatória podem ser efetuadas a partir de 24 de junho. A Anac permite que as companhias aéreas, nesta fase, alterem os voos com até 24 horas de antecedência, desde que sejam avisados os passageiros e que a eles se preste a devida assistência.