Publicado em 7 de agosto de 2015 às 13:49

TAM e LAN adotam marca única, Latam

Aéreas brasileira e chilena serão conhecidas pelo mesmo nome em processo que inicia no próximo ano

As aéreas TAM e LAN anunciaram que irão adotar marca única, Latam, nome do grupo originado da fusão das duas companhias em 2012. O processo que visa criar uma marca com presença mundial iniciará em 2016 e será concluído em 2018.

A unificação das marcas das aéreas brasileira e chilena tem orçamento calculado entre 30 e 40 milhões de dólares, dos quais 80% são para pintura de aeronaves. Na conta não estão inclusos gastos com campanha publicitária. A frota das aéreas ganhará novo logo, os uniformes dos funcionários serão padronizados e os sistemas e comunicação dentro e fora dos aviões serão unificados.

Já nos próximos meses a Latam irá lançar um portal online onde será possível comprar passagens aéreas de ambas as companhias. A plataforma de reservas por trás do canal para o consumidor, porém, só será unificada entre o final de 2016 e início de 2017. Até lá as possibilidades de alteração de passagem de cada companhia continuarão diferentes.

Apesar da fusão das aéreas e adoção de marca única, a TAM e a LAN continuarão sendo empresas independentes. Por exemplo, por motivos regulatórios, uma aeronave certificada no Brasil só pode ser operada pela tripulação local.

“O que estamos trabalhando muito duro para alcançar é uma experiência única para o cliente”, afirma a presidente da TAM, Cláudia Sender.