Publicado em 18 de março de 2015 às 12:40

Lufthansa cancela 750 voos nessa quarta feira por greve de pilotos

Sindicato dos pilotos da companhia reivindica condições de aposentadoria na segunda greve do setor no ano

O sindicato de pilotos da Lufthansa, Vereinigung Cockpit, convocou greve para essa quarta feira (18), o que fez a companhia alemã cancelar 750 voos, cerca de metade dos programados para o dia, afetando voos de curta e média duração na Europa, não devendo interferir nos voos que chegam e saem do Brasil, segundo sua assessoria de imprensa. Estima–se que o cancelamento afetará 80 mil passageiros. O sindicato reivindica a permanência das condições de aposentadoria dos pilotos, já que a companhia pretende diminuir os benefícios.

A aposentadoria dos pilotos é possível a partir dos 55 anos, e, até os 65 anos, idade mínima para se aposentar, são recebidos 60% do salário. Após esse período, o valor recebido passa a ser equivalente ao salário integral. A companhia pretende diminuir a porcentagem recebida antes da idade mínima para aposentadoria, para ao aposentado entre os 55 e 65 anos.

A diretora de recursos humanos da Lufthansa, Bettina Volkens, atesta que a greve dos pilotos “carece de qualquer proporcionalidade”, e argumenta que não compreende o protesto. A diretora afirma que nos últimos dias atendeu a diversas reivindicações dos pilotos e havia combinado uma nova reunião da mesa de negociações para hoje.

O sindicato pediu que seus filiados paralisem suas atividades entre 23h01 da terça feira (17) e 23h59 da quarta feira (18). A greve já é a segunda dos funcionários do setor na companhia nesse ano. Em 2014 foram feitas dez paralisações dos pilotos. A companhia contabilizou em 232 milhões de euros os custos das greves do ano passado.