Publicado em 24 de fevereiro de 2016 às 16:02

Governo deve ampliar capital estrangeiro em empresas aéreas do Brasil

Os interlocutores no Senado afirmam que o projeto deverá ser aprovado ainda no primeiro semestre deste ano

Depois de acumular perdas em 21 pregões seguidos, as ações da Gol dispararam em mais de 50% desde o último dia 1º de fevereiro. A alta se deve à possibilidade de o governo autorizar o controle de empresas aéreas nacionais por capital estrangeiro.

De acordo com as informações da “Aeromagazine”, da UOL, os interlocutores no Senado afirmam que o projeto deverá ser aprovado ainda no primeiro semestre deste ano.

Em 2015, a Comissão de Especialistas para a Reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica (CERCBA) aprovou a abertura de 100% do capital das empresas aéreas do país ao capital estrangeiro.

No caso, a abertura ao capital estrangeiro foi aprovada por nove votos e a a proposta para abrir somente 49% do capital recebeu seis. As companhias aéreas defendem a segundo promessa, pois assim mantêm o controle nas mãos dos empresários brasileiros.

Já os defensores da abertura total do capital afirmam que a medida não vai trazer prejuízos aos interesses nacionais, especialmente porque o Brasil dispõe de órgãos reguladores que evitariam abusos. Ainda segundo a publicação, os mesmos ainda apoiam-se na tese de que várias empresas estrangeiras já operam no país na condição de multinacionais.

Sendo assim, a total abertura criaria uma série de novos cenários para as aéreas nacionais, como eventuais fusões com os grupos estrangeiros ou mesmo investimentos diretos por meio da bolsa de valores.