Publicado em 14 de dezembro de 2016 às 14:28

EUA podem autorizar chamadas telefônicas durante operações

Prazo para a medida entrar em vigor ainda não foi estipulado; proposta já preocupa as transportadoras americanas

Será que em breve teremos passageiros realizando ligações com seus smartphones em plena frequência?

Se depender do Departamento de Transportes dos Estados Unidos, existem grandes chances da atividade ser legalizada.

Uma das grandes novidades de 2016 foi a inclusão de internet wi-fi nos veículos das companhias aéreas de todo o mundo, e, com isso, no início deste mês, a instituição propôs que as transportadoras americanas decidam como os viajantes poderão fazer chamadas telefônicas durante os voos usando a rede móvel instalada nas aeronaves.

eua-chamda

Entretanto, as ligações a bordo estão vetadas nos EUA pela Comissão de Comunicações dos Estados Unidos, mas isso não proíbe chamadas por wi-fi, brecha que inclui aplicativos como Skype, FaceTime e Facebook Messenger, segundo noticiou o “Aeroagora”.

A proposta é, no entanto, que as empresas aéreas deixem que seus clientes saibam, quando adquirirem o bilhete, se as chamadas são liberadas em determinado voo. Anthony Foxx, Secretário de Transporte dos EUA, comentou a sugestão: “Os passageiros merecem ter informações claras e precisas se uma companhia aérea permite chamadas de voz antes de comprar as passagens e embarcarem”, declarou o executivo, à FOX News.

Até o momento, não foi estipulado um prazo para a medida entrar em vigor. Contudo, os comissários de bordo das transportadoras já estão, digamos, preocupados, pois temem conflitos entre os viajantes que poderão realizar telefonemas e outros que preferem, durante o voo, permanecer em silêncio.