Publicado em 31 de março de 2014 às 16:06

De olho na Copa do Mundo, Lufthansa estreia no País sua maior aeronave

Boeing

Boeing 747-8 da Lufthansa (divulgação)

No domingo, dia 30 de março de 2014, às 5h50, pousou no Aeroporto de Guarulhos, vindo diretamente de Frankfurt (Alemanha), o Boeing 747-8 da companhia aérea alemã Lufthansa. Essa aeronave é considerada a segunda maior do mundo em termos de transporte de passageiros e esperava há algum tempo permissão para sobrevoar os céus do País – a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirmava que os aeroportos do Brasil não tinham condições para receber aeronaves desse porte. Contudo, com a ampliação do Aeroporto de Guarulhos, essa situação foi revertida. Atualmente, somente Guarulhos tem permissão para receber esse tipo de aeronave.

O B747-8 foi lançado pela empresa fabricante de aviões norte-americana Boeing em 2012. A Lufthansa foi a primeira empresa a fazer encomendas, garantindo já 18 unidades – até o momento, a Boeing comercializou 66 aeronaves do modelo B747-8.

Atualmente, o Boeing 747-8 Intercontinental é a maior aeronave comercial da Boeing em operação.  Suas configurações se assemelham ao antigo 747 -400, porém, é mais espaçosa (tem capacidade para transportar até 467 passageiros – 51 a mais que a versão anterior), é mais silenciosa (produz aproximadamente 30% menos ruído que as outras versões), e ainda é econômica e ecológica (consome até 15% menos combustível do que as outras).

Essa aeronave também proporciona conforto aos passageiros. A primeira classe, por exemplo, possui apenas oito poltronas, que, ao serem reclinadas, se tornam uma cama de 2,07 metros de comprimento e 80 cm de largura, e conta com várias opções de alimentos e bebidas. A classe executiva, por sua vez, também tem poltronas que se transformam em camas, mas com 1,98m de comprimento, e tem menos opções de entretenimento.

Especula-se, inclusive, que o Boeing 747-8 poderá transportar a seleção alemã durante a Copa do Mundo no Brasil.

Mercado

Entre as razões para a entrada do B747-8 em São Paulo está, além da estrutura do Aeroporto de Guarulhos, o fato de a cidade paulista ser a cidade que mais reúne empresas e indústrias alemãs fora da Alemanha. Além disso, o País responde por aproximadamente 5% do negócio intercontinental da Lufthansa e receberá nos próximos meses eventos importantes, como a Copa do mundo e as Olimpíadas.

A empresa trabalha no país com três voos diários – dois partem de São Paulo com destino a Frankfurt e Munique; e um do Rio de Janeiro para Frankfurt. A aeronave B747-8 será usada, por enquanto, todos os dias somente na rota São Paulo-Frankfurt.