Publicado em 19 de maio de 2016 às 14:26

Avião da EgyptAir cai no mar em rota entre Paris e Cairo

Avião desapareceu dos radares na madrugada desta quinta (19); autoridades não descartam ataque terrorista

O dia amanheceu triste para o mundo da aviação.

O presidente da França, François Hollande, confirmou que o Airbus A320 da EgyptAir caiu enquanto sobrevoava o leste do mar Mediterrâneo com 56 passageiros e 10 tripulantes no voo 804, que fazia a rota entre Paris, na França, e Cairo, no Egíto.

“Infelizmente a informação que temos… confirma que o avião caiu e está perdido”, declarou Hollande, sem dar mais informações.

Grande parte dos viajantes, entre os quais estão dois bebês e uma criança, é de nacionalidade egípcia (30) e francesa (15). A bordo ainda estavam dois iraquianos, um britânico, um canadense, um belga, um português, um argelino, um sudanês, um chadiano, um saudita e um kuwaitiano.

Jato, fabricado em 2003, tinha capacidade para 180 pessoas / Divulgação

Jato, fabricado em 2003, tinha capacidade para 180 pessoas / Divulgação

A aeronave desapareceu dos radares na madrugada desta quinta-feira (19) pouco após entrar no espaço aéreo egípcio. De acordo com as informações da companhia aérea, o veículo decolou de Paris às 23h09 (horário local; 18h09 em Brasília) e perdeu contato às 2h30 (hora local; 21h30 no Brasil).

Uma fragata grega encontrou dois grandes objetos de plástico a mais de 300 quilômetros da ilha de Creta, próximo ao local em que o jato sumiu. Investigadores avaliam que os utensílios são mesmo parte da aeronave.

MOVIMENTOS BRUSCOS

Segundo a “Folha de S.Paulo”, o ministro da Defesa da Grécia, Panos Kammenos, informou que o avião fez “guinadas repentinas” e mergulhou no mar antes de desaparecer dos radares ao sul do Mediterrâneo.

“Às 3h39 da manhã o curso da aeronave era sul e sudeste de Kassos e Karpathos (ilhas)… imediatamente depois entrou no espaço aéreo do Cairo e fez guinadas e desceu como descrevo: 90 graus para a esquerda e 360 graus para a direita”, disse o ministro em coletiva.

O site FlightRadar24 constatou que o Airbus parou de enviar sinais ao radar quando estava a 37 mil pés (11.277 metros), por volta das 2h45 do horário local (21h45 em Brasília). Confira:

ATAQUE TERRORISTA

Em entrevista à CNN, o porta-voz da EgyptAir, Ahmed Abdel, falou que os pilotos não fizeram um chamado de emergência e que a aeronave não registrou problemas no trajeto anterior, entre Cairo e Paris.

O ministro da Aviação Civil do Egito, Sherif Fathi, declarou, em coletiva, ser “mais forte” a possibilidade de que um ataque terrorista tenha causado a queda do avião e não um acidente aéreo. Fathi, no entanto, disse que é cedo para tirar conclusões sobre a causa desaparecimento do avião, mas que análise preliminar aponta para o terrorismo como a causa mais possível.