Publicado em 26 de novembro de 2014 às 16:05

Polícia Federal facilita processo necessário para viagens de menores

Desde a ultima segunda-feira (24/11), estão em vigor alterações feitas pela Polícia Federal no Sistema Nacional de Passaporte (SINPA), visando facilitar o atendimento migratório.

A principal mudança é que, antigamente, o menor que viajasse desacompanhado ou com apenas um dos pais precisava levar uma autorização impressa. Agora, quando forem providenciar o documento de viagem, os pais podem optar por deixar uma autorização já na página de identificação do próprio passaporte, que também estará nos sistemas da PF.

Com isso, os longos procedimentos burocráticos que os pais enfrentam quando seus filhos viajam serão muito mais simples. “Essa medida simplifica, para aqueles que desejarem, o procedimento para viagem de seus filhos, que passam a ter um atendimento mais célere no momento do controle de migratório”, coloca a Polícia Federal.

Outras melhorias que serão feitas nos passaportes são a criação do campo “filiação” e o envio de um aviso automático que chegará por e-mail quando faltarem oito meses para o vencimento do passaporte.

Segundo Júner Caldeira Barbosa, chefe da Divisão de passaportes da PF, “Todas essas medidas garantem à Polícia Federal um atendimento cada vez mais ágil e seguro, além de um conforto maior para os cidadãos brasileiros”.