Publicado em 6 de maio de 2015 às 17:36

Brasil é 28º em termos de competição no turismo mundial

Espanha fica em primeiro na colocação geral e Brasil lidera entre países da América Latina

O Brasil ficou em 28 º lugar em ranking mundial de competição no turismo, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial divulgado hoje (6).

O país apresenta boas colocações nos quesitos de recursos naturais e número de espécies conhecidas (1º), força da regulações ambientais (22º), custos para negócios de terrorismo (23º) e estratégia de “marca do país” (23º). Os quesitos em que o Brasil fica entre os últimos são relacionados principalmente com mercado de trabalho, violência e taxação, com ambiente de negócios restritivo (126º), tempo necessário para obter uma permissão de construção (137º), taxação (135º) e efetividade do marketing para atrair turistas (124º).

Na colocação geral o país é o primeiro entre os da América Latina. O primeiro colocado do ranking é a Espanha.

O relatório foi feito com base na análise de 14 pilares de 141 economias, divididos em quatro eixos: ambiente geral (segurança, higiene), condições políticas do setor (preço, abertura mundial), infraestrutura e recursos naturais e culturais. Dois terços dos dados são fornecidos por dados estatísticos de organizações internacionais e um terço a partir de uma pesquisa de opinião com 15 mil executivos.