Publicado em 12 de julho de 2016 às 18:00

Você sabe o que uma tempestade de granizo pode causar a uma aeronave?

Mesmo que os pilotos evitem áreas com essas possibilidades, às vezes o fenômeno pode surgir sem aviso prévio

Digamos que enfrentar uma frequência com uma tempestade de granizo pode ser bem assustador, principalmente para aqueles que têm medo de voar!

Mas você já parou para pensar o que esse fenômeno pode causar ao avião? Olha, as aeronaves sofrem, viu!

Embora, nos dias de hoje, os radares e satélites consigam evitar que os veículos de aviação percorram regiões onde há tempestades severas, às vezes o granizo pode aparecer, assim, do nada, sem dar aviso prévio.

“O problema é que o granizo é mais ou menos invisível até que ele atinge o avião”, explicou um piloto de 737 de uma companhia aérea americana, em entrevista à página “Airline Geek”.

Ainda de acordo com o profissional, o gelo não é como a chuva que despenca verticalmente da base da nuvem. Ele pode vir da parte inferior ou superior da formação. Interessante, não?

Reprodução

Reprodução

Na maioria dos casos já registrados, as partes mais afetas são os radome, mais conhecido como o bico do avião, e o para-brisa – que fica praticamente estilhaçado. Entretanto, o mesmo é composto de várias lâminas justamente para resistir a grandes impactos sem que atinja os tripulantes.

A grande preocupação

Contudo, para se resguardar desses possíveis choques no ar, os aviões têm várias partes testadas em solo com um curioso recurso: o lançamento de objetos a grande velocidade em sua direção.

O objetivo da atividade é preservar partes sensíveis para que continuem funcionando ou que não causem nenhuma reação em cadeia que aumente o perigo, principalmente no motor, como informou o “Airway”, do UOL.

Em outras palavras, mesmo com um aspecto para lá de apavorante, um jato atingido por granizo é um caso raro e quando ocorre, na absoluta maioria dos casos, o pouso é realizado com segurança. Ufa! Ficou curioso para saber qual o resultado do granizo em uma aeronave? Confira algumas imagens abaixo:

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução