Publicado em 28 de julho de 2015 às 16:32

Um em cada cinco atrasos em voos são causados por aéreas, defende estudo de companhias

Associação Nacional de Aviação Civil (Anac) declarou desconhecer metodologia utilizada no estudo

Estudo lançado na última sexta-feira (24) pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), defende que apenas um em cada cinco voos que atrasam são culpa das companhias aéreas. No estudo consta que 72% dos atrasos se devem ao “sistema aeronáutico” – setores como tráfego aéreo, estrutura dos aeroportos e problemas meteorológicos – , 19% às companhias, 2% a questões de segurança e 7% não tiveram razão especificada.

Segundo o estudo também, 85% dos voos no ano passado partiram pontualmente. Dos atrasos causados pela companhias aéreas, problemas em conexões e defeitos no avião são as ocorrências mais frequentes.

A Aeronáutica não quis comentar o resultado e a Infraero ainda não se manifestou. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) declarou em nota desconhecer a metodologia adotada pela Abear e afirmou que irá analisar o estudo “com objetivo de esclarecer a população sobre o assunto”.

A Abear afirmou que as informações foram tabuladas a partir de uma base de dados da Anac sobre os motivos dos atrasos alimentada pelas próprias empresas aéreas. “Nossos critérios foram os mesmos do DOT [departamento de transportes dos EUA]. Qualquer cidadão pode acessá-los fazendo a mesma análise que fizemos”, afirmou o consultor técnico da Abear, Maurício Emboaba.

É a terceira vez que o estudo é publicado, porém a primeira em que há a discriminação dos atrasos.