Publicado em 26 de junho de 2015 às 17:23

Primeira aeronave elétrica tripulada da América Latina realiza voo inaugural

Avião com capacidade para duas pessoas sobrevoou a usina de Itaipu

Aconteceu na última terça-feira (23) o voo inaugural da primeira aeronave elétrica com tripulantes da América Latina, na usina de Itaipu. O voo com a aeronave Sora-e durou 15 minutos e quebrou uma roda do trem de pouso na aterrissagem. Ainda assim o voo foi um sucesso e ocorreu sem problemas.

O modelo chega a 340 km/h, tem capacidade para duas pessoas – piloto e passageiro – e autonomia de 45 minutos, que pode ser expandida para uma hora e meia. O avião foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e desenvolvido pela Itaipu Binacional em parceria com ACS Aviation, de São José dos Campos, e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A aeronave é feita de fibra de carbono e pesa cerca de 400 quilos. Conta com baterias de íon polímero de lítio de 400 volts e propulsores de 35 quilowatts. O investimento da Itaipu foi de R$ 900 mil, com a maior parte financiada pela Finep.

O avião ainda não foi homologado. A próxima meta é de melhorar a bateria, para que dure mais e o avião obtenha maior velocidade.