Publicado em 30 de abril de 2015 às 16:30

NASA desenvolve tecnologia de asas de avião que economiza combustível e reduz ruídos

A NASA está desenvolvendo um novo modelo de flaps (parte da asa que se move para cima e para baixo) para as asas de aviões que permite a economia de combustível utilizado e redução de ruídos. As asas atuais têm seus flaps articulados, como parte separada do restante da asa. A nova tecnologia ACTE (Adaptive Compliant Trailling Edge) faz com que toda a superfície da asa se curve quando necessário.

A tecnologia passa por testes e a agência anunciou nessa semana o sucesso da primeira leva de testes. Ao longo de seis meses 22 testes foram realizados. Será possível implantar a tecnologia em aeronaves já em uso pela substituição de suas asas.

A economia de combustível para aeronaves antigas com as asas substituídas seria de 3% a 5%, enquanto a economia de uma aeronave nova com a tecnologia seria de 8% a 12%. A redução do ruído nos pousos e decolagens, de acordo com a NASA pode ser de até 40%.

A tecnologia é parte do programa ERA (Environmentaly Responsible Aviation) da NASA, que desenvolve outros sete projetos na área de aviação, como um novo design para cauda dos aviões.