Publicado em 20 de maio de 2015 às 16:26

Jovem canadense cria sistema que impede transmissão de doenças pelo ar dentro de aviões

Estudante de 17 anos ganhou primeiro lugar em feira de ciências mundial

O jovem canadense Raymond Wang, de 17 anos, criou um sistema que impede a propagação de doenças transmitidas pelo ar dentro de aviões. A invenção foi apresentada na maior feira de ciências para estudantes do ensino secundário, a Intel International Science and Engineering. O sistema que modifica o fluxo do ar dentro do avião rendeu ao estudante primeiro lugar e prêmio de US$ 75 mil.

Primeiramente Wang criou 32 simulações de como o ar se move dentro de uma aeronave e, depois, desenvolveu barbatanas que seriam instaladas no sistema de ar condicionado do avião para mudar a direção do fluxo do ar, que não passará mais por vários passageiros. O sistema também aumenta a quantidade de ar na cabine em 190% e reduz a concentração de agentes patogênicos em 55 vezes. A instalação do sistema criado pelo estudante teria custo de apenas mil dólares.

A feira aconteceu em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, Estados Unidos, e teve participação de cerca de 1700 jovens cientistas, engenheiros e matemáticos.