Publicado em 1 de junho de 2015 às 15:54

Equipe brasileira fica em segundo lugar em concurso mundial de aviação

Equipe vencedora é holandesa. Estudantes da USP idealizaram sistema de redução de lixo durante o voo

No concurso estudantil global Fly Your Ideas, promovido pela Airbus e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a UNESCO, uma equipe brasileira conquistou segundo lugar. O concurso bienal conta com a participação de grupos de estudantes de todo o mundo que sugerem soluções inovadoras para a aviação mundial.

A equipe brasileira da Universidade de São Paulo, Retrolley, idealizou um sistema de redução da produção de lixo durante o voo que otimiza o tempo gasto para coleta e separação após o pouso. O grupo ganhou pelo segundo lugar prêmio de 15 mil euros.

A equipe que ficou em primeiro lugar e ganhou o troféu e prêmio de 30 mil euros é composta por integrantes holandeses, da Universidade de Delft. A equipe Multifun idealizou um sistema de captação da energia produzida pela vibração e movimento da aeronave para abastecimento de sistemas auxiliares, como iluminação e entretenimento de bordo. O sistema reduz o consumo de energia da aeronave durante o voo e pode substituir toda a fonte de energia de operações em solo.

Os cinco grupos finalistas do concurso tiveram seus vídeos expostos no portal da competição para votação do público. A rodada final aconteceu na última semana, em Hamburgo, Alemanha, onde as equipes finalistas apresentaram seus projetos a um juri de especialistas do setor da Airbus, liderado pelo vice presidente executivo de engenharia da fabricante, Charles Champion.