Publicado em 9 de junho de 2015 às 17:01

Asas de avião regeneráveis são desenvolvidas e podem estar disponíveis dentro de cinco a dez anos

Pesquisadores usam mecanismo inspirado no corpo humano

Está sendo desenvolvida por equipe de pesquisa da Universidade de Bristol, no Reino Unido, tecnologia para asas de avião que permite regeneração durante voos. A asa pode estar disponível no mercado da aviação dentro de cinco a dez anos.

Para o seu desenvolvimento foi utilizado mecanismo similar ao do corpo humano para cicatrização de machucados. Quando há um corte no corpo humano, para parar o sangramento é formada uma crosta com plaquetas. Os pesquisadores desenvolveram microesferas a base de carbono líquido que são espalhadas por toda a asa. Se ocorre alguma fissura, o liquido é liberado e solidifica quando entra em contato com o material da asa, que contém substância catalisadora.

O professor de Química e pesquisador, Duncan Wass, reitera que o mecanismo é para a “cura” de pequenas fissuras, não para fissuras grandes. O professor afirma também que é possível utilizar a tecnologia em outros produtos feitos de fibra de carbono, como bicicletas e turbinas eólicas.

“A nossa tecnologia permitirá ainda estender o calendário de manutenção ou talvez até usar menos material sem comprometer a segurança.”, defende o pesquisador. Wass também afirma que após algum tempo, as “asa curadas” iriam se tornar tão resistentes quando as asas originais.