Publicado em 18 de maio de 2015 às 15:56

Airbus terá que substituir sensores de quatro mil aeronaves na Europa

Devido a incidente por mal funcionamento do sensor de ângulo de aeronave da fabricante, Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) exigirá substituição de peça nos aviões

A fabricante de aeronaves Airbus terá que substituir os sensores de ângulo de ataque de aproximadamente quatro mil aviões por exigência da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA). A decisão da exigência ocorreu após o incidente, em novembro do ano passado, com um avião produzido pela fabricante que voava pela companhia alemã Lufthansa e, por um defeito na peça, sua altitude caiu 1200 metros subitamente.

Quando as sondas funcionam de forma errada, o avião muda automaticamente de inclinação, causando incidentes como o do no final do ano passado. De acordo com declaração de um porta-voz da Airbus à agência espanhola Efe, “foi o primeiro incidente em 80 milhões de voos”.

As alterações serão feitas nos modelos A320 e A330-340. A fabricante terá entre 6 e 21 meses para concluir as substituições. A medida tomada pela EASA tem objetivo de evitar “potenciais problemas”. Segundo a Airbus, não há perigo iminente para as aeronaves existentes.