Publicado em 21 de novembro de 2016 às 15:23

Airbus reduz produção de A380, maior avião comercial

Veículo sofre com baixa demanda e nova versão do jumbo também não foi confirmada pela fabricante

A beleza e o gigantismo do A380 é inquestionável, mas, ao que tudo indica, não está atendendo as expectativas de sua fabricante, a Airbus.

Em uma entrevista concedida ao jornal francês “Le Figaro”, Alain Flourens, diretor do programa A380, afirmou que as vendas da máquina estão em queda e, por isso, a produção será reduzida de 2,5 aviões para um por mês, a partir de 2018.

A linha atual sofre com a baixa demanda e o custo elevado de manutenção de funcionários e operação. Com a redução, a Airbus espera ganhar tempo para reaquecer o mercado, além de manter por mais tempo a linha de produção funcionando após a entrega do último veículo encomendado.

Emirates é uma das principais compradoras do modelo;

Emirates é uma das principais compradoras do modelo; Airbus prevê entregar 27 aeronaves em 2016

“Esta decisão nos permite agendar as entregas e esperar por novas encomendas”, comentou Flourens. O executivo ainda alegou que o aparelho, o maior produzido pela companhia, tem futuro comercial apesar da situação adversa que enfrenta. E, por fim, declarou que o “A380 continua a ter lugar na carteira de produtos da Airbus”, até porque responde “perfeitamente” ao aumento do tráfego aéreo e à “saturação” dos terminais mundo afora.

Devido ao elevado investimento no A380, a Airbus não confirma o lançamento do A380neo, com algumas melhorias aerodinâmicas e novos motores. Os custos voltariam a manter o programa longe do ponto de equilíbrio e os potenciais compradores, hoje restrito à Emirates Airlines, não justificam a nova versão.