Publicado em 10 de outubro de 2013 às 15:08

SAC divulga resultados de pesquisa de satisfação dos aeroportos

Níveis de satisfação dos passageiros aumentaram com serviços prestados nos aeroportos

A Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão responsável pelo desenvolvimento do setor de aviação civil e das infraestruturas aeroportuária e aeronáutica civil, divulgou, no último dia 8, o segundo Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos (Abril-Junho), que apresentou melhorias nos níveis de insatisfação em relação ao anterior. Ainda assim, há muito que ser feito: preços de estacionamento e demoras na devolução de bagagens são campeões de reclamações. As diferenças de avaliação podem, entretanto, estar ligadas a variações de perfil dos viajantes avaliados, decorrentes da época do ano.

O objetivo desta ação é melhorar a qualidade dos serviços e ambientes aeroportuários, tendo em vista os grandes eventos como a Copa do Mundo da FIFA de 2014, sediada pelo Brasil. Segundo o diretor de Gestão Aeroportuária da SAC, Paulo Henrique Possas, o objetivo da pesquisa é identificar, segundo a opinião dos usuários, os problemas aeroportuários para que, com base em seus pontos de vista, sejam definidas políticas de melhoria da qualidade dos serviços.

O Relatório foi obtido a partir de 23.006 entrevistas com viajantes nas salas de embarque de 15 aeroportos brasileiros, escolhidos de acordo com sua relevância para os eventos mencionados. Foi avaliada a satisfação dos usuários com os seguintes elementos: acesso, check-in, emigração, inspeção de segurança, imigração, aduana, instalação aeroportuária, ambiente do aeroporto e satisfação geral, somando 41 requisitos dentro destes elementos.

Destes 41 requisitos, 29 (aproximadamente 71%) receberam notas maiores que a média geral dos indicadores: 3,81 (sendo a nota máxima 5). Possas acredita que as melhorias serão mais significativas a partir da quarta avaliação, quando já haverá transcorrido o tempo necessário para se fazerem sentir as medidas tomadas em decorrência de pesquisas anteriores. Entre as medidas recentes, ele destaca a compra de novos equipamentos e a reestruturação do quadro de pessoal da Receita Federal a fim de agilizar o atendimento nos balcões de imigração, um dos indicadores mais criticados na pesquisa.

Sob o ponto de vista da média geral dos indicadores, foram melhor avaliados os aeroportos de Curitiba, Santos Dumont (Rio de Janeiro) e Natal, em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. O aeroporto de Cuiabá foi o que recebeu a nota geral mais baixa, 3,43, precedido pelos de Manaus e Guarulhos. Possas acredita que as reformas em curso nestes aeroportos contribuíram para as avaliações negativas, visto que causam transtornos aos passageiros.

Para ler o Relatório na íntegra, clique aqui.