Publicado em 11 de outubro de 2012 às 11:40

Infraero realizará plano de ação para ajudar usuários no feriadão

Neste feriado de Nossa Senhora Aparecida, 2,82 milhões de passageiros devem circular nos 63 aeroportos da Rede Infraero entre os dias 11/10 (quinta-feira) e 15/10 (segunda-feira), além dos terminais de Brasília, Guarulhos e Viracopos. Na sexta-feira (12/10), a expectativa é de que 540,63 mil pessoas embarquem e desembarquem nos terminais da rede, o que representaria uma redução de 0,43% em relação ao mesmo feriado em 2011.

A Infraero colocará em prática o plano de ação utilizado em períodos de grande fluxo de pessoas. As medidas contemplam reforços tanto na área operacional como no atendimento aos passageiros e usuários. Equipes estarão de plantão para que a passagem pelos aeroportos tenha fluidez.

Para o esclarecimento de dúvidas e orientações, o passageiro poderá consultar funcionários uniformizados com coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar?/May I Help You?” que estarão circulando pelos saguões.

Já no desembarque, 37 aeroportos contam com o projeto “De olho na mala”. Por meio de câmeras e monitores, o passageiro pode acompanhar em tempo real a colocação das bagagens na esteira de devolução. O objetivo é dar maior transparência ao processo de restituição de bagagens. A iniciativa funciona em Recife e Petrolina (PE), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins, Uberlândia, Uberaba e Montes Claros (MG), Manaus, Tabatinga e Tefé (AM), Florianópolis, Navegantes e Joinville (SC), Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina (PR), Cuiabá (MT), Vitória (ES), João Pessoa e Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Natal (RN), Palmas (TO), Aracaju (SE), Marabá e Santarém (PA), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Imperatriz (MA), Campo Grande e Corumbá (MS), Porto Velho (RO), Fortaleza (CE) e Teresina (PI).

Lanchonetes populares

Além disso, nos aeroportos de Curitiba e de Londrina (PR) estão funcionando lanchonetes com preços controlados. Esses estabelecimentos têm 15 itens com preços máximos estabelecidos pela Infraero, com base em pesquisas no mercado local. Em Natal e Recife, as lojas estão sendo instaladas, e no Aeroporto de Congonhas, o processo licitatório está sendo finalizado para a contratação de empresa que será responsável pelo serviço. A Infraero pretende instalar lanchonetes populares nos aeroportos que administra nas cidades-sede da Copa de 2014.

Fonte: Infraero