Publicado em 19 de setembro de 2014 às 15:32

Governo planeja aumentar investimentos em aeroportos regionais

O Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional prevê a ampliação do transporte aéreo a localidades não atendidas ou atendidas precariamente pelas companhias aéreas. A Secretaria de Aviação Civil recebeu e analisou 240 projetos para aeroportos regionais e espera um grande aumento dos investimentos nestes aeroportos até o fim do ano e no próximo, é o que afirmou o secretário de Aviação Civil, Guiherme Ramalho, nesta quinta-feira (19/09).

A expectativa é que 7,3 bilhões de reais sejam usados para a reforma de 270 aeroportos regionais na primeira fase do projeto. “Conforme a fase de estudos avança, teremos ideia do investimento (que será feito)”, disse Ramalho em evento em São Paulo. “Acredito que no fim desse segundo semestre e ao longo de 2015 teremos um conjunto muito grande de investimentos em aviação regional sendo iniciados.” Destes 240 estudos de viabilidades analisados, 140 já tiveram seus projetos de elaboração iniciados.

As regiões Nordeste e Norte seriam as maiores beneficiadas pelo programa, com investimento previsto de 2,1 bilhões de reais em 64 aeroportos e 1,7 bilhão de reais em 67 aeroportos respectivamente. Ramalho afirma que o investimento total pode ser de mais de 1 bilhão de reais por ano.

A medida provisória que cria o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional foi prorrogada por 60 dias pelo Congresso nesta quarta-feira (17/09). A MP também determina a criação de subsídios a tarifas de aeroportos e a parte dos custos das companhias aéreas, a serem pagos com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil. O dinheiro vem, em grande parte, da concessão degrandes aeroportos à iniciativa privada.