Publicado em 29 de outubro de 2012 às 12:33

Furacão: Anac orienta pessoas que vão aos EUA a procurar companhias aéreas

A possibilidade da passagem do Furação Sandy pela Costa Leste dos Estado Unidos poderá provocar cancelamentos e mudanças nos horários de voos que partirem do Brasil com destino aos Estados Unidos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fez no último domingo (28/10) um alerta para que os passageiros procurem as companhias aéreas antes de ir para os aeroportos para confirmação dos horários de voos.

Em nota, a Anac informou que vai monitorar a assistência dada aos passageiros das empresas que tiverem que cancelar ou alterar o horário de voo para a Costa Leste americana. De acordo com a legislação, em casos de atrasos e cancelamentos, está previsto que as companhias aéreas devem assegurar o direito do passageiro a receber assistência material.

A partir de uma hora de atraso do voo, o passageiro tem direito à comunicação e, se o atraso superar duas horas, ele terá direito a alimentação. Caso o atraso supere quatro horas a companhia deverá providenciar acomodação para os passageiros ou traslado para aqueles que estiverem na localidade de residência. Em casos de voos cancelados, o passageiro pode ser reacomodado em outra aeronave ou ser reembolsado com o valor integral pago pela passagem área.

Segundo a Anac, se o passageiro se sentir prejudicado ou tiver seus direitos desrespeitados, ele deverá procurar a empresa aérea para reivindicar seus direitos e, caso o problema persista, ele deverá encaminhar a demanda para a Anac, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

Os passageiros podem entrar em contato com a Anac pelos site da agência (www.anac.gov.br) ou pelo telefone 0800 725 4445, que funciona 24 horas por dia.

Fonte:EBC