Publicado em 29 de junho de 2015 às 15:12

Empresas interessadas em aeroportos para concessão terão que comprovar experiência

Resolução sugere que Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acompanhe os processos de desestatização

Foi publicado documento que determina que as empresas interessadas na concessão dos aeroportos de Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Fortaleza (CE) deverão comprovar experiência no processamento de no mínimo 10 milhões de passageiros anuais em um único aeroporto. A determinação consta em resolução do Conselho Nacional de desestatização (CND) que propõe a inclusão oficial dos quatro aeroportos no Programa Nacional de Desestatização.

O documento também propõe que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) seja responsável pela execução e acompanhamento do processo de desestatização da infraestrutura dos terminais, supervisionada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Há recomendação também para que a SAC se responsabilize pela aprovação de estudos, projetos e levantamentos sobre a modelagem das concessões.

A operação das torres de controle, por determinação da resolução, permanecerá nas mão do Poder Público. O leilão dos quatro aeroportos é previsto para acontecer no primeiro trimestre de 2016.

Concessões e Plano de Investimento em Logística

A concessão dos aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza fazem parte do Plano de Investimento em Logística (PIL) que teve nova etapa anunciada pelo governo esse mês. O plano prevê investimentos de R$ 198,4 bilhões em projetos de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, dos quais R$ 8,5 bilhões serão destinados aos aeroportos que serão concedidos, e bancados pelas empresas que administrarão os aeroportos.