Publicado em 18 de outubro de 2012 às 16:59

Aprovado empréstimo bilionário para aeroporto de Guarulhos

O empréstimo-ponte de R$ 1,2 bilhão para a ampliação, modernização e exploração do Aeroporto Internacional de Guarulhos foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O empréstimo tornará possível executar a parte inicial do projeto, antes que a análise do financiamento a longo prazo seja concluída.

O projeto inclui construção de terminais de passageiros e cargas, ampliação de pátios de aeronaves, pistas e áreas de estacionamento de veículo (com a construção do edifício garagem), o que adequaria o aeroporto ao crescimento da demanda e aos padrões pressupostos pela concessão.

Além destas obras, o projeto também trata da construção de um novo heliporto em uma posição diferente, evitando a interferência por cruzamentos sobre as pistas de pouso e decolagem.

Também serão feitas obras para reparar as pistas e aumentar suas capacidades, para que possam receber aeronaves de maiores portes.

As metas para o término destas obras vai de 2014 a 2022, conforme foi acordado na concessão do aeroporto.

Com o projeto, deverão ser criados 4,5 mil empregos, ao mesmo tempo que o aeroporto deve atingir até 2,1 mil de empregados, segundo o BNDES.

Da redação