Publicado em 28 de maio de 2013 às 18:01

Aeroportos da Infraero se preparam para o feriado de Corpus Christi

A Infraero prevê uma movimentação de 2,61 milhões de passageiros nos 63 aeroportos administrados pela estatal nos dias próximos a esta quinta-feira, feriado de Corpus Christi – a previsão engloba o período entre esta quarta-feira (28/5) e a próxima segunda-feira (3/6). O fluxo previsto é 16,6% superior ao registrado em 2012, sendo que o dia de maior movimento deverá ser a segunda-feira, quando se estima a passagem de 498 mil passageiros pelos terminais da Rede. A estimativa não inclui os aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos e Viracopos (SP), concedidos à iniciativa privada no ano passado.

Para garantir a fluidez nas operações durante o feriado, a Infraero adotará uma série de iniciativas de reforço em toda a Rede, como a intensificação dos trabalhos das equipes de segurança e de operações, incluindo as de plantão, por meio de remanejamento das escalas de trabalho, assim como a realização de manutenções preventivas em equipamentos – esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes, entre outros.

Além das medidas previstas, a Infraero conta com outras ações para garantir conforto aos usuários. Entre elas, está a implantação de lanchonetes com preços tabelados (ou lanchonetes populares) em aeroportos da Rede. Os estabelecimentos têm como diferencial a oferta de uma tabela com 15 produtos vendidos por preços mais acessíveis, estabelecidos por meio de pesquisa realizada no mercado local. O último aeroporto a receber a melhoria foi o Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS), em maio. A iniciativa está disponível também nos aeroportos do Recife (PE), Curitiba e Londrina (PR) e Natal (RN).

Infraero

Outra ação realizada pela Infraero, que garante maior transparência ao processo de restituição de bagagens, é o “De Olho na Mala”, que permite ao passageiro acompanhar em tempo real, por meio de câmeras e monitores instalados na área do desembarque, a colocação das bagagens nas esteiras de restituição. O projeto foi implantado em 43 aeroportos da Infraero e o planejamento da empresa prevê que todos os aeroportos da Rede que recebem voos regulares contem com estrutura equivalente.