Publicado em 7 de novembro de 2013 às 14:37

Aeroporto de Guarulhos realiza parceria com IBM para melhorar experiência de passageiros

A administração do aeroporto de Guarulhos fechou parceria com a IBM, que cuidará da implantação de um novo sistema que integrará os 28 aplicativos já usados para gerenciar as operações diárias. A data de início de operação do sistema coincidirá com a inauguração do Terminal 3, prevista para maio de 2014.

A integração permitirá, por exemplo, que várias companhias aéreas atendam no mesmo quiosque, reduzindo filas e tempo de espera, além de aumentar a segurança. O fluxo diário de 110 mil passageiros é processado por um cérebro eletrônico, guardado numa sala-cofre de 260 metros quadrados e protegida contra invasores, bombas e até bazucas, segundo o chefe de TI do aeroporto.

A medida está num contexto de renovação tecnológica do aeroporto, que pretende estar entre os mais modernos do mundo. Outras inovações tecnológicas são a recente compra de um sistema holandês de gerenciamento de bagagens que será automatizado, dispensando trabalho humano, e o aumento da cobertura de rede wi-fi, que passará a estar disponível também nas dependências externas e fora das áreas de embarque.

Com estas medidas, espera-se melhorar, de modo geral, a experiência dos passageiros que passam pelo aeroporto, trazendo mudanças duradouras que permanecerão até mesmo depois da realização da Copa do Mundo.