Publicado em 3 de março de 2015 às 14:19

Aeroporto de Guarulhos contrata sistema de proteção de rede

Serviço que será realizado pela empresa Check Point é resultado de contratos assinados para melhorias após a concessão do aeroporto

O Aeroporto de Guarulhos implantou sistema de proteção em toda a sua rede para reforçar a segurança, tanto das operações do aeroporto, quanto da rede de internet. Foi contratada para oferecer a solução, a empresa Check Point, e o sistema de segurança implantado contou com o isolamento da rede de operações, além do atendimento a todos os estabelecimentos comerciais do aeroporto.

O especialista da empresa Securit4IT, parceira da Check Point, Fábio Maeji Amaro, conta que devido à complexidade do funcionamento de um aeroporto, implantar o serviço foi um desafio para a empresa. O número de estações de acesso à internet em todo o aeroporto é de 15.000, segundo ele. A solução implantada é a mais moderna disponível pela empresa, que conta com firewall, Ipsec VPN, Mobile Acess, IPS, Identity Awareness, Web Security, URL Filtering, Anti – Bot, Antivirus, Anti – spam & Email Security e Advanced Networking & Clustering.

A contratação foi feita em detrimento da concessão do Aeroporto de Guarulhos a um consórcio do Grupo Invepar e Airports Company South Africa (ACSA), deixando nas mãos da Infraero apenas 49%. Desde 2013, após a concessão foram assinados diversos contratos para unificar e padronizar os sistemas de gestão, construção de data center e sala com cofre e instalação de displays com o Airport Management System (AMS).

Os portões de verificação automatizada de passaporte nacional, instalados em 2014, também foram resultado dos contratos assinados, e garantiram ao aeroporto status pioneiro no país a contar com o serviço. Em fevereiro foi divulgado também um contrato para integração e modernização da infraestrutura de tecnologia no terminal 3 do aeroporto.