Publicado em 2 de fevereiro de 2016 às 14:50

Entenda as divisões entre as classes de viagens dos aviões

Está com uma viagem marcada e não sabe qual a melhor opção de classe para acomodar-se? Atualmente, as classes dos aviões são divididas em três: Econômica, Executiva (ou de Negócios) e Primeira Classe. As mesmas foram criadas pela IATA (International Air Transport Association), que em português significa Associação Internacional dos Transportes Aéreos, para padronizar os diferentes tipos de ambientes dentro de uma aeronave.

Em algumas companhias, há também as classes intermediárias, tais como a classe econômica flexível. E as bagagens? Vale lembrar que dependendo da classe dos voos, o limite de malas por passageiros pode variar. Não conhece a diferença entre elas? Confira uma breve explicação abaixo:

Classe econômica:

Provavelmente, essa seja a mais procurada pelos consumidores. Esta é a classe básica e a mais barata nos aviões de empresas aéreas regulares. O nível de conforto é proporcional ao preço da passagem, pois há um pequeno espaço entre os assentos, por exemplo. Contudo, existe a possibilidade de estar na classe econômica e ter, sim, um pouco mais de conforto.

Para aqueles que gostaram da ideia, os assentos que possuem um maior espaço entre as pernas é uma boa opção, mas a comodidade sai por um preço maior. No local, é servido uma refeição ajustada à hora, data e duração do voo, mas, se existirem, ocorrem apenas uma vez.

Algumas companhias não servem refeições em rotas selecionadas. Nesses casos, as refeições podem ser compradas durante o voo. Sem rodeios, a principal vantagem da classe econômica é o preço e a principal desvantagem é a carência de recursos disponibilizados aos viajantes.

Classe executiva (ou de negócios):

Também conhecida como a classe de viagens para negócios, a classe executiva é oferecida pela maioria das companhias aéreas regulares. A mesma proporciona cabines confortáveis, poltronas ergonômicas e conta com maior espaço entre um passageiro e outro.

Esta classe é oferecida para voos de longa duração ou intercontinentais e possui três tipos de assentos: Reclináveis num ângulo de 160°; Reclináveis num ângulo de 180° e mais afastadas do piso da cabine; Reclináveis num ângulo de 180° e mais próximas do piso da cabine, além disso, os usuários podem também se beneficiar com os bagageiros maiores.

Bares e cafés permanecem à disposição, onde se pode relaxar ou até mesmo trabalhar. Uma das vantagens em adquirir uma passagem de classe executiva e que poucos sabem é a possibilidade de mudar a data de embarque descrita no bilhete original.

Primeira classe:

A mais exclusiva. Sem dúvidas, é a classe que oferece os melhores serviços e que garante total privacidade. Geralmente, a primeira classe é oferecida para voos de longa duração e possui entre 8 a 16 lugares disponíveis. As poltronas, que podem variar de 30 a 80 cm, são totalmente confortáveis e fabricadas com tecnologia e qualidade moderna.

Além dos assentos diferenciados, outras regalias são disponibilizadas como chinelos, televisão pessoal, bebidas e alimentos de alta qualidade e, em algumas companhias, poltronas-cama, bolsas de artigos para higiene, cabines privadas, bares e até spas.

Uma das principais vantagens de obter um ticket de primeira classe é ter os privilégios e os serviços da mais alta qualidade – podendo também ser um dos primeiros a embarcar no avião. Mas para desfrutar de tudo isso, o bolso tem que estar, digamos, preparado.