Publicado em 13 de julho de 2012 às 16:54

Conheça o procedimento e documentos para tirar o seu Passaporte

Comecemos do básico em respeito aos neoviajantes: Viagens internacionais requerem passaporte, ponto final. É o único documento reconhecido em volta do mundo. Também vamos separar as coisas: tirar passaporte é um procedimento e solicitar o visto é outro.

Viajar para quase qualquer país do mundo requer passaporte, já o visto varia de acordo com cada país.

Aqui trataremos do passaporte, se quiser colocar o visto no seu check-list, já confira clicando aqui se o país de destino (caso já souber para onde vai) exige visto.

Dúvidas não faltam sobre os trâmites necessários.

O que é o Passaporte?

O passaporte é um documento de identidade que deve ser emitido por um órgão nacional que ateta que a pessoa é de um determinado país e lhe confere a permissão em nome desse país para cruzar a fronteira de um país estrangeiro. É um dos passes de entrada para sua viagem ao exterior. A maioria dos países exige o passaporte nas alfândegas e em suas suas fronteiras. Esta é a forma dita “oficial”de se controlar que está saindo, permanecendo ou entrando no país, seja a trabalho ou a turismo. Diversos países não exigem o passaporte para entrada de estrangeiros, mas isso depende do país de origem do viajante. Isso vale principalmente quando os países tem um acordo recíproco entre eles, permitindo trânsito livre entre os mesmos. Por isso é importante você verificar se o país em que você vai viajar exige sim ou não o passaporte.

Tipos de Passaportes

Existem alguns tipos de passaportes que dão diferentes permissões para quem os utiliza normalmente diferem na cor. Os tipos de passaporte são:

  • Passaporte comum (azul)
  • Passaporte oficial (verde)
  • Passaporte diplomático (vermelho)
  • Passaporte laissez-passer (vermelho escuro)
  • Passaporte estrangeiros (amarelo)
  • Passaporte emergência (azul claro)

No Brasil, os passaportes para os brasileiros são emitidos pela PF (Polícia Federal), onde é necessário um agendamento que pode ser feito pela internet através do site da Polícia Federal.

No site vão ser solicitadas uma série de informações e documentos para passaporte que vão ser necessários na hora do atendimento.

Documentos necessários para emissão de Passaporte

  • Documento de identidade, vale as de entidade de classe também, por exemplo CREA, OAB
  • Título de eleitor, atento! Eles vão pedir o comprovante de que a situação eleitoral está ok, normalmente o s 3 últimos comprovantes de votação ou justificativa
  • Quitação com o serviço militar obrigatório, certificado de reservista
  • Certificado de naturalização para os naturalizados
  • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União
  • Passaporte anterior (se houver)
  • CPF

A GRU (Guia de Recolhimento da União) é uma taxa cobrada pelo Governo para a emissào do passaporte, o valor atual é de R$ 156,07. Essa guia pode ser paga em qualquer banco até sua data de vencimento.

A presença da pessoa é obrigatória tanto na hora da apresentação dos documentos como na retirada do passaporte.

Não se preocupe com a foto, esta será tirada hora da apresentação dos documentos junto com o recolhimento das impressões digitais e a digitalização daassinatura .

O atendimento em geral é rápido, mas dependendo do local o agendamento para retirada do  passaporte brasileiro é de até dois meses. Então, previna-se.

Em São Paulo no prédio da Polícia Federal que fica no bairro do Limão, bem próximo à marginal Tietê, o atendimento é bem rápido. O processo todo até a retirada não demora 15 dias.

Quando você for emitir um passaporte novo, fique atento à todas essas informações pra garantir que você tenha o seu emitido tranquilamente.