Publicado em 4 de julho de 2016 às 17:48

Veja os 5 aplicativos do Google que não podem faltar em uma viagem

Não dá para negar que depois dos smartphones, viajar ficou muito mais fácil; confira dicas das melhores plataformas para se ter no celular

Antigamente, planejar uma viagem ou saber as referências precisas sobre o seu destino não era, assim, tão fácil, certo?

Era necessário um mapa e alguns bons macetes para captar tudo bem rapidamente.

No entanto, hoje em dia, o roteiro é outro: existem diversas plataformas que ajudam qualquer passageiro – desde os mais experientes até os de primeira viagem – com dicas de onde ir e comer, por exemplo.

E uma das empresas pioneiras nesses guias é, claro, o Google! A organização não só é o maior portal de busca do mundo, como também uma instituição que desenvolve diversos aplicativos que podem auxiliar – e muito – a vida de um viajante.

Ainda tem mais, algumas ferramentas oferecem o melhor dos dois mundos: podem ser utilizadas off-line, em outras palavras, você não precisa sair correndo para os estabelecimentos que oferecem wi-fi grátis para obter as informações que necessita.

No fim das contas, os aplicativos de smartphones se tornaram o companheiro fiel de muitos viajantes pelo mundo, concorda? Pensando nisso, separamos dicas de cinco programas que podem salvar a viagem de muitos turistas, confira!

1. Now a Tap

Reprodução

Reprodução

Chamado no Brasil de “Now a um Toque”, o Now a Tap consiste em posicionar a câmera do seu smartphone ou tablet em frente a um monumento turístico, centralizá-lo e apertar o botão hold (botão central do celular ou tablet) e segurar por alguns segundos. O sistema irá escanear a imagem e trará as principais informações do local – quem construiu, quando, onde fica, sua história, entre outras informações.

Essa opção está disponível somente para aqueles com acesso à internet. Além de permitir economizar as mãos na hora de digitar a pesquisa, ele também permite que você veja a página de resultados da pesquisa sem precisar mudar de aplicativo, o que ajuda na produtividade.

O Now a Tap não se restringe apenas a imagens. O recurso pode ser usado para músicas que estejam tocando no seu aparelho ou para imagens que estejam na tela do seu celular ou tablet.

2. Google Voz

Reprodução

Reprodução

Abra o aplicativo ou a barra que fica na parte superior da “pasta” Google, e fale “Ok Google” + o que gostaria de saber (Ex: Ok Google + quando foi construído o Cristo Redentor) . O sistema detecta sua fala e busca a resposta.

Embora seja muito prático, pode não funcionar em locais com muito barulho. O Google Voz também não serve para ser identificar um determinado cantor, mas pode te ajudar a descobrir mais de um determinado lugar que esteja visitando.

A dica do Google Voz é que ele identifica sua última pesquisa e se você der continuidade às perguntas ele entende que você está falando daquele assunto, ainda que não repita o nome do monumento ou atração. (Ok Google + quando foi construído o Cristo Redentor / Ok Google + E quem o construiu / Ok Google + Ele era brasileiro).

3. Google Translator

Reprodução

Reprodução

Sem dúvidas, o mais famoso. O Brasil é o maior usuário do Google Translator no mundo e certamente você já usou alguma vez. O inglês é o idioma mais buscado, mas há 103 idiomas disponíveis. Comece configurando o português como sua língua local e a língua do país que irá visitar como opção para ser traduzida.

O Google te dá algumas opções de tradução, o jeito mais fácil e simples é o modo conversa. Aperte o sinal de microfone e fale a frase em português que você quer traduzir. O Google responde em poucos segundos, em alto e bom som. Para continuar a conversa basta apertar novamente o mesmo botão.

Uma outra opção pode ser muito útil na hora de escolher o prato. Clique no ícone da câmera fotográfica e aponte para o texto que quer traduzir. Novamente em poucos segundos o sistema entende a palavra a e traduz.

4. Google Maps

Reprodução

Reprodução

O aplicativo de mapas do Google vai muito além do que aparenta. Com ele, é possível não só se deslocar entre dois pontos (ou mais) como saber quais são opções de gastronomia, entretenimento e serviços de uma determinada região. Em algumas grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Nova York, por exemplo, já estão mapeados as linhas de ônibus, trens e metrôs.

Para ter acesso às informações é preciso atualizar seu Google Maps – que pode ser feito na Apple Store ou Play Store. Uma vez feito, selecione a região (Copacabana, Jardins, Manhattan, entre outras), depois vá no Menu (canto superior esquerdo do celular) e escolha a opção Explorar. Uma nova aba com opções para café da manhã, almoço, café, jantar e bebidas irá aparecer. Descendo esta aba outras opções aparecerão. Este campo só funciona com sinal de wi-fi ou internet ligados.

No entanto se você não pretende comprar um chip internacional ou ativar seu roaming internacional, faça download do mapa e use mesmo offline. Pelo celular ou tablet vá no campo de busca selecione o lugar. Depois, Na parte inferior, toque na barra com o nome do lugar que você pesquisou e na sequência Donwload.

5. Google Street View

Reprodução

Reprodução

Que tal ver pela tela do seu smartphone ou tablet como é o restaurante que você irá jantar ou hotel que irá passar a noite? Ou então descobrir como é aquele monumento turístico antes mesmo de visitar? Através do Google Street View, uma extensão do Google Maps, já é possível te uma boa prévia do que você irá encontrar.

O acesso é fácil. Basta digitar a atração que está buscando, selecionar uma ou mais imagens e ver as opções. As imagens foram fotografas em 360º e em alguns casos é possível fazer um passeio por dentro do local. O serviço é tão eficiente e usado que o Google já registrou para o Street View o fundo do mar de Fernando de Noronha e da Barreira de Corais, da Austrália.

Por conta dos Jogos Olímpicos que acontecerão no Rio de Janeiro, a empresa já mapeou e registrou através de fotos os principais hotéis e restaurantes da cidade. Agora já sabe, se for ao RIO-2016, não deixa de conferir os pontos turísticos destacados pela empresa. *As informações são do “Portal Panrotas”.