Publicado em 16 de setembro de 2013 às 11:50

A importância de se contratar um Seguro Viagem

Em alguns países o Seguro Viagem Internacional é obrigatório. Entenda porque uma medida preventiva pode ser tão necessária e importante.

Quando planejamos uma viagem não devemos deixar a segurança de lado. Da mesma maneira como escolhemos cuidadosamente nosso destino, a programação e companhia aérea, também precisamos nos atentar aos imprevistos que podem acontecer.

Em maio de 2013 um acidente envolvendo dois balões na Capadócia, na Turquia, deixou 23 pessoas feridas e 3 vítimas fatais. No caso, a companhia responsável pelos balões assumiu a responsabilidade e arcou com os custos médicos para a recuperação dos feridos. No entanto, os acidentes podem não envolver uma empresa, e o próprio turista deverá arcar com as contas de hospitais e medicamentos. Uma simples queda que deixe algum ferimento um pouco mais grave já pode dar muito mais dor de cabeça.

O Seguro Viagem Internacional é obrigatório?

Alguns países já exigem um Seguro Viagem Internacional, como os países da Comunidade Europeia após a assinatura do Tratado de Schengen, que cubram assistência médica e hospitalar no valor mínimo de 30 mil euros. É exigido, durante o desembarque, que o passageiro mostre o comprovante do seguro com o valor mínimo exigido pelo país.

Cobertura

O Seguro Viagem oferece assistência para os viajantes durante sua permanência e retorno. Existem diversos Seguros, cada um visando um perfil de viajante e se adequando também aos destinos. O seguro poderá, além de arcar com despesas médicas, oferecer assistência quanto a diárias por atraso de voos, perda, roubo ou danificação de bagagens, entre outros. Os planos também são diversificados, podendo ser escolhidos em diversas categorias, como viagens a lazer, negócios ou ainda viagens em família.

Onde adquirir um Seguro Viagem

Algumas companhias de viagens já oferecem o Seguro no pacote, mas ele também pode ser contratado procurando um corretor, ou através de sites que permitem a contratação do Seguro Viagem online, como o www.segurviaje.com.br. Os preços variam da cobertura, por exemplo, os planos destinados a viajantes em intercâmbio podem ser mais baratos pois as viagens são mais longas, mas os planos para viajantes que escolheram fazer um cruzeiro pode atingir preços altíssimos, já que a assistência médica dentro do navio é ainda mais cara.

Assistência Médica Gratuita

O que poucos sabem, é que turistas brasileiros que são filiados ao INSS possuem assistência médica gratuita em oito países - Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Uruguai, Argentina, Chile e Cabo Verde. Para assegurar este direito, o turista deve tirar seu Certificado de Direito à Assistência Médica Durante Estadia Temporária, emitido nas representações estaduais do Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Não há qualquer cobrança de taxa para a emissão do certificado.

Mas, independente do destino, assegure-se de que você estará amparado na ocorrência de imprevistos. O Seguro Viagem proporciona um melhor aproveitamento de suas viagens, evitando que um sonho possa virar um pesadelo. Quando contratar este serviço, leia atentamente ao contrato e saiba dos seus direitos.