Publicado em 11 de fevereiro de 2016 às 14:48

9 dicas para quem vai viajar para o exterior com o dólar alto

Quer viaja para fora mas está com um orçamento apertado? Confira como driblar a crise e a alta na moeda americana

Durante meses você planejou a sua tão sonhada viagem para fora do país com toda a sua família e logo agora que iria fechar o pacote o dólar aumentou. E agora, o que fazer nessa situação? Bom, o primeiro passo é não desistir e usar o bom e velho jeitinho brasileiro para conseguir se virar nesses tempos de crise. É possível, sim, fazer uma boa viagem mesmo com a moeda americana subindo a cada dia, basta usar algumas técnicas para gastar menos. Pensando nisso, confira algumas dicas para economizar e não fazer feio na sua visita ao exterior.

1. Adquira passagens aéreas em época de promoção

Como os preços originais das passagens são em dólares, nem sempre é possível conseguir um bom descontos nas mesmas. Contudo, sempre fiquei de olho nas promoções. Primeiramente, tente várias datas e veja a diferença na tarifa e sempre escolha o horário noturno. Outra boa dica é viajar no meio da semana. Pense bem, não é só você que quer cair no mundo na sexta-feira à noite e voltar na segunda de manhã. Que tal viajar numa quarta-feira? Passe na nossa página de passagens aéreas e confira algumas promoções.

2. Compre dólar antes

Esteja sempre de olho na cotação da moeda. Quando baixar, compre – não precisa ser tudo de uma vez. Comprar dólar aos poucos e deixar em casa é a principal dica de especialistas para conseguir uma cotação média. Mesmo que você opte por usar cartão, sempre é necessário ter dinheiro em mãos. Lembre-se: nunca deixe para comprar tudo de última hora.

3. Viaje fora de temporada

Essa dica é velha, mas continua sendo bem válida nos dias de hoje. Na alta temporada, os preços ficam altíssimos e, consequentemente, tudo acaba saindo mais caro. Se você tiver flexibilidade, esqueça os meses de janeiro, fevereiro, junho e julho. Procure viajar na baixa temporada, que além de preços menores, tudo vai estar bem mais vazio.

4. Já pensou em alugar uma casa ao invés de se hospedar em hotel?

Para aqueles que vão viajar com uma turma de amigos ou com a família, alugar uma casa ou apartamento pode sair bem mais em conta do que se hospedar em um hotel. Além das diárias serem mais baratas, ainda dá para economizar bastante deixando os restaurantes de lado e preparando a própria comida em casa.

5. Procure atrações gratuitas

Antes de cair na estrada, faça uma pesquisa na internet e em guias de viagens sobre as atrações das cidades que irá visitar. É possível economizar muito adotando essa atitude, sabia? Em diferentes casos, algumas atrações se tornam gratuitas em datas específicas. Você não precisa visitar o museu de arte na terça-feira se na quarta a entrada é gratuita, certo?

6. Esqueça as compras

Quem foi que disse que viajar é sinônimo de fazer compras? Não tem segredo, gastar menos significa cortar algumas regalias. E nós, brasileiros, temos uma boa fama de comprar demais em viagens. Só para ter uma noção, os órgãos de turismo dos EUA possuem estratégia de marketing só para nos atrair. Então, é bom deixar aquela lógica de que tem que comprar tudo porque está barato de lado – até porque quase nada está mais tão em conta assim.

7. Use transporte público

Não se iluda com os aluguéis de carros. Muitas vezes, as pessoas esquecem dos pedágios, do combustível e do estacionamento. Viajar de carro resulta em mais gastos, por isso, porque não o transporte público? Nos Estados Unidos, por exemplo, o translado é bem funcional, nem se compara com o do Brasil. Em Orlando, os parques costumam ter condução gratuita a partir de alguns hotéis. Fiquei esperto!

8. Vá para outro estados da América

Flórida, Nova York e Las Vegas são os lugares mais procurados e, por consequência, os mais caros. Aproveite para explorar os outros 47 estados do país, cada um tem as suas características únicas. Uma dica é ir para o Texas, o estado tem preços mais baixos em tudo: hotéis, comida, aluguel de carro e compras. E de bônus, é mais vazio.

9. Viaje pelo Brasil

Com o dólar nas alturas não é uma boa ideia conhecer o nosso próprio país, será que esse não é o melhor momento? Que tal um turismo para lá de radical no Amazonas? O nosso país tem lugares lindos e com um bom nível de serviço, que pode sair com um preço melhor se você se programar com antecedência. Faça uma busca pelo Booking.com e agende a sua próxima viagem, não se esqueça de seguir as dicas acima, ein.