Publicado em 8 de outubro de 2014 às 16:42

SAC determina tempo máximo para desembarque em voos internacionais

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) criou uma medida para diminuir o tempo de desembarque para passageiros que vem de voos internacionais. A meta é que o passageiro passe pela Polícia Federal e pela Receita em até 24 minutos, no máximo 16 minutos na fila da PF e 8 na da Receita.

Um levantamento feito pela SAC apontou que, apesar de alguns aeroportos brasileiros terem diminuído o tempo de espera nas filas da alfândega, outros ainda demoram muito, se comparados às médias internacionais. Em Brasília, por exemplo, no terceiro maior aeroporto do Brasil, a média é de 25 minutos de espera na Polícia Federal e 4 minutos na Receita.

Outros dos aeroportos mais lentos do país são o Pinto Martins, em Fortaleza, e Eduardo Gomes, em Manaus. Os mais eficientes são o do Galeão, no Rio de Janeiro, onde o passageiro gasta em média 13 minutos no desembarque, seguido do Aeroporto de Porto Alegre e do de Guarulhos, em São Paulo, onde a espera é de 17 minutos.

“Nós temos que buscar criar uma média que permita ao passageiro se sentir confortável, se sentir feliz, se sentir satisfeito e atendido adequadamente nos aeroportos que frequenta”, diz Moreira Franco, ministro da Secretaria de Aviação Civil.

A SAC diz que, por enquanto, não haverá punição para os aeroportos que não cumprirem a meta.