Publicado em 19 de fevereiro de 2013 às 17:59

O check-in no aeroporto passo a passo

Se você viaja eventualmente ou faz tempo que não viaja, é bom ficar de olho nas diversas opções de check in disponíveis atualmente. Além dos tradicionais balcões de check in – onde você confirma a viagem e despacha as bagagens- hoje em dia há totens, aplicativos, sites, onde pode-se economizar um bom tempo, não só evitando, como diminuindo as enfadonhas filas e evitando atrasos desnecessários

Assim que você chega ao aeroporto, você perceberá as placas indicativas dos locais onde efetuar o check in. Geralmente separados por companhia aérea com suas cores características. Se precisar de ajuda, procure um balcão de informação, geralmente dispostos e lugares estratégicos de fácil visualização.

Check-in pessoal e despacho de bagagens passo a passo

1. Localize o balcão de check-in da companhia operadora do voo que você adquiriu.
2. Documentos sempre à mão – o passaporte( em caso de viagens internacionais), RG, carteira de motorista ou identidade profissional, o código da reserva eletrônica- também chamado de código localizador- ou uma passagem impressa. Geralmente o código localizador é suficiente.

3. No balcão de check-in serão solicitados um documento de identificação e você entregará a bagagem para ser pesada e despachada para o porão da aeronave.
4. Se sua bagagem for mínima, de até 7kg, dispense o despacho. Perde-se muito tempo na recuperação via esteira no desembarque, prefira levar consigo.

5. Após a confirmação dos documentos e a entrega da bagagem, você receberá o seu cartão de embarque que autoriza a passagem pelo portão de embarque e a entrada a bordo do avião.

6. Fique atento ao horário de embarque, diferente do horário de decolagem. Após o check-in, vá para o portão de embarque indicado pela atendente e orientado no seu cartão de embarque.

7. Logo após o portão de embarque, cada passageiro passa pelo controle de segurança (check-in pessoal). Evite excesso de bijuterias metálicas, cintos, relógios. Os detectores de metais não perdoam, é mais um local onde perde-se preciosos minutos.

8. Após a conclusão do controle, pode ir para o portão correspondente (gate), onde se embarca efetivamente no avião. Fique muito atento, os portões de embarquem mudam frequentemente conforme o reposicionamento de aeronaves, sobretudo em dias de muito intenso. Ficar de olho nos painéis de voos e no serviço de alto falantes é necessário.

Auto check-in

Para evitar as filas nos balcões de check-in , de posse do seu código de reserva ou localizador, você pode usar os totens localizados na maioria dos aeroportos internacionais.

Auto check-in passo a passo

1. Encontre uma máquina/totem de auto check-in no aeroporto, geralmente elas ficam dispostas em frente aos balcões de embarque de cada companhia.
2. O processo é bastante intuitivo, você digita o código localizador e depois insere o numero de documento, cartão de milhagem se houver, acata termos de segurança, escolhe o assento.
3. para finalizar o cartão de embarque é impresso e indispensável para o embarque. Se for voador de primeira viagem, não espere um “Cartão” é um mero papel com as informações do seu voo.

Em alguns aeroportos, a opção de auto check-in só é possível se o passageiro vai viajar apenas a bagagem de mão, mas normalmente o procedimento é válido. Diríamos que é opção mais indicada para que está só bagagem de mão, dispense o balcão de embarque nestes casos.

Passageiros de primeira classe

Aos passageiros que adquiriram passagens na primeira classe, as companhias aéreas oferecem pontos de check-in especiais. Graças a isso, os viajantes da primeira classe podem contar com envio de bagagem mais rápido e eficiente no aeroporto. Os pontos de check-in para passageiros da primeira classe são especialmente marcados, assim como possuidores de programas de milhagem de classe superior.

Aplicativos para check in em smartphones e celulares

Ainda controverso, já há alguns aplicativos oficiais que podem ser usados para o check in. Nem todas as companhias aéreas já possuem o serviço. Muito práticos, os aplicativos reproduzem em escala reduzida os ambientes de auto check in nos totens.
A Gol e a Tam possuem bons aplicativos de check in que já geram o cartão de embarque, mas é preciso alguns cuidados como, certificar-se da disponibilidade de carga no aparelho na hora apresentar-se no portão de embarque.