Publicado em 22 de julho de 2016 às 17:51

Como levar meu equipamento esportivo em viagem de avião?

Explicamos abaixo os procedimentos de transporte dos aparatos de ciclismo, escalada, mergulho, pesca, golfe, esqui e pranchas de surf; confira!

Quem é adapto aos esportes sabe como é importante ter o seu equipamento sempre certo e, principalmente, em ordem, não é mesmo?

Mas o que fazer quando é preciso viajar com os aparatos em uma frequência de avião?

Bom, primeiramente, a regra básica para o transporte é que o instrumento conta como uma bagagem normal e o excesso de peso é cobrado à parte.

Entretanto, é claro, que as recomendações não param por aí. Saiba os detalhes necessários para uma frequência segura e para evitar dores de cabeça no aeroporto. Ah! Não se esqueça de que cada tipo de material esportivo tem uma política de embarque específica. Confira abaixo e boa viagem:

Quais as regras para bicicleta e tandem?

As bikes ou tandem (bicicletas para duas pessoas) podem ser transportadas no porão da aeronave, mas é preciso avisar ao serviço de atendimento com antecedência, já que há um limite de bicicletas por voo. Independentemente das dimensões da bike, ela não pode ser transportada na cabine. Antes do embarque, não esqueça de retirar os pedais, desmontar a roda dianteira e fixá-la no quadro, alinhar o guidão e embalar a bicicleta ou tandem em uma capa protetora ou caixa.

Posso incluir meu patinete na bagagem?

Sem problemas! Só que. por segurança, o transporte do patinete não é aceito na cabine, por ser considerado um objeto cortante e, consequentemente, perigoso. Por conta disso, na passagem pelo raio X, ele é recusado, apreendido e destruído. Salve seu patinete, despache-o para o porão!

E os meus equipamento de escalada?

Capacete, cordas, bolsas e todo o equipamento de escalado podem ser levados no porão do avião. Caso o material ultrapasse o limite de bagagem permitido, será cobrada uma taxa extra.

Há restrições para o embarque de equipamentos de mergulho?

Não há restrições para o equipamento de mergulho que inclua um colete, uma máscara, sapatos, pés de pato, uma faca e regulador de pressão. Os cilindros de mergulho são aceitos no porão, mas devem estar vazios e pesar até 23kg. Esse transporte não está incluído no preço de sua passagem. Porém, no caso de transporte de lanternas de mergulho, o cliente precisa obter uma permissão especial com antecedência de 48h, através do serviço de atendimento ao cliente, por conta do transporte das baterias.

Vou passar férias no exterior e quero pescar, posso embarcar com o meu equipamento?

Sim! O equipamento pode ser transportado sem problemas no porão, sendo que o pacote completo deve ser formado por até duas varas, um par de botas, uma caixa e uma rede, respeitando os limites de quantidade de volumes e peso estabelecidos para sua classe a bordo.

A minha mala e a bolsa de golfe excedem o peso permitido, como posso embarcar com os dois?

Um equipamento de golfe composto por uma bolsa com tacos e sapatos é considerado bagagem padrão e pode ser despachado como o segundo volume incluído na sua franquia. Se for necessário transportar outras bagagens ou se os volumes ultrapassarem o peso estabelecido, é possível incluir na sua compra online uma opção extra para bagagem ou pagar uma taxa no próprio aeroporto.

Há restrições para o embarque de equipamentos de esqui?

Os equipamentos de esqui são considerados bagagem de porão padrão e podem ser incluídos na sua franquia de bagagem. São diferenciados entre os tipos esqui alpino ou cross-country, com até um par de esquis, um par de bastões e um par de botas ou o tipo snowboard, com uma prancha e um par de botas. Antes do embarque é preciso proteger os seus esquis ou prancha com uma capa específica que tenha comprimento máximo de 3 metros. As botas de esqui alpino ou snowboard podem ser colocadas em uma bolsa individual. As duas bagagens (capa e bolsa) são consideradas como uma única bagagem de porão e o transporte está incluído gratuitamente no preço da passagem. Se optar pelo transporte de um capacete na cabine, ele será considerado como uma bagagem e não como um acessório.

Atenção: O transporte de um colete salva-vidas protetor de avalanche, incluindo cartucho de gás e gatilho pirotécnico está sujeito ao consentimento prévio do serviço de atendimento ao cliente.

As regras são as mesmas para o esqui aquático?

São as mesmas, mas é preciso protegê-los com uma capa específica que tenha comprimento máximo de 3 metros.

Como funciona o transporte de pranchas?

Pranchas de surf, kitesurf, bodysurf, windsurf ou longboard podem ser transportadas sem problemas no porão. Assim como na maioria dos casos, é preciso solicitar autorização com antecedência de 48h no serviço de atendimento ao cliente pelo limite de unidades a bordo. Se elas estiverem abaixo dos 3 metros e do peso da sua classe de passagem, ela pode ser considerada bagagem de porão padrão e, nesse caso, pode ser despachada como o segundo volume.

Vale lembrar:

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) tem uma cartilha que deixa margem para as próprias companhias criarem suas regras. Como não existe um padrão, o mais indicado é que o passageiro ligue, com pelo menos 48h de antecedência da sua viagem, para a linha aérea para se informar corretamente sobre os detalhes e os valores do transporte. *As informações foram concebidas pela Air France.