Publicado em 25 de fevereiro de 2016 às 14:45

8 dicas para evitar o Jet Lag em viagens de longa duração

Se você também sofre com o Jet Lag, algumas medidas podem ajudar a amenizar os efeitos do mal estar

Você já ouviu falar em Jet Lag? Vive viajando e nem sequer sabe do que se trata?

Pois bem. Basicamente, Jet Lag é a alteração do ritmo biológico de 24 horas consecutivas, que ocorre após as mudanças do fuso horário em longas viagens de avião.

Já na prática, o termo representa todo o mal estar causado pela troca de horário, por exemplo: você pode sentir enjoo, irritação, fadiga, insônia e entre outros problemas fisiológicos. Portanto, se você vai fazer uma viagem ao exterior, se prepare.

Sempre que ocorre um voo de muitas horas, principalmente aquelas onde há mudança significativa de fuso, tanto mente quanto corpo podem passar por um certo perrengue na tentativa de assimilar os novos horários.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você não passar nenhum sufoco, venha conferir! jet-lag

Viaje descansado:

Primeiramente, tenha uma boa noite de sono antes de ir para a sua viagem. Para isso realmente acontecer, prepare e deixe tudo organizado pelo menos dois dias antes do embarque.

Nunca durma logo depois de chegar ao destino:

Mesmo que você esteja cansado, não caia na cama, espere a noite chegar – em casos de voos matutinos. O mesmo vale para quem chegar depois do anoitecer: deixe para realmente começar o seu dia na manhã seguinte.

Coma algo leve:

É fundamental para evitar a produção de gases, enjoos e mal estar. Comer comidas leves e proteínas é fundamental para que o seu corpo resista a um dia inteiro de voo. Quanto mais leve e hidratada for a sua viagem, menos efeitos negativos você terá.

Evite ingerir bebida alcoólica no voo:

Para quem não sabe, tomar bebidas alcoólicas em altitudes muito grandes aumenta o cansaço. Café e energéticos também entram na lista, porém os mesmos podem alterar o sono. A dica é ficar apenas na água.

Não tome remédio para dormir:

Medicamentos podem acentuar os efeitos do Jet Lag e ainda trazer outros problemas. Se sentir dificuldades para cair no sono, aposte em chás naturais – que não agridem o organismo.

Mexa-se no avião:

Tente não ficar parado durante todo o voo. Se exercite para manter uma boa circulação do sangue. Levante-se, estique as suas pernas e caminhe com frequência na aeronave.

Olhe para o relógio:

Isso tem um efeito psicológico enorme no que diz respeito a assimilação de novos horários: não fique completamente perdido, pois quanto mais você desconhece o horário local, mais o seu corpo se prende ao horário de origem.

Exercite-se:

Ao que chegar no seu destino, se exponha ao ar livre e faça exercícios leves, como uma caminhada. Dessa maneira, você se mantém ativo e, de quebra, já vai conhecendo novos lugares. Acostumar-se a um novo horário leva tempo. Cada hora de diferença, leva-se cerca de um dia para se adaptar. Fique atento e cuide-se para não perder nenhum minuto das suas férias!