Publicado em 8 de abril de 2014 às 17:40

Você conhece o Pico do Jaraguá?

Conheça o ponto mais alto de São Paulo, uma ótima opção para um passeio em família no fim de semana

Vista do Pico do Jaraguá

Vista do Pico do Jaraguá

O Pico do Jaraguá, que fica dentro do Parque Estadual de mesmo nome, é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com altitude máxima de 1135 metros. Geralmente, aquela região tem clima bem definido em duas estações: invernos secos e verões úmidos, com uma temperatura anual média de 20º C.

Para subir lá, há duas maneiras: de carro, através da Estrada Turística do Jaraguá, que se inicia na Rodovia Anhanguera, ou a pé, por uma das trilhas. A mais utilizada é a Trilha do Pai Zé, com 1450 metros de extensão. Na base do Parque, já é possível aproveitar a mata atlântica, vegetação típica daquela área. Os caminhos são na maior parte feitos de terra batida e rodeados de uma mata bem conservada. Mas, para chegar ao topo, onde está a famosa antena de televisão, é preciso ainda pegar uma escadaria.

Apesar do esforço exigido para se chegar ao topo, a vista é compensadora: em um dia limpo, é possível avistar um raio de até 55 quilômetros da cidade. E o melhor de tudo é visualizar tudo isso a partir de um cume natural, ao invés de um dos incontáveis prédios paulistanos. A palavra “jaraguá”, em língua tupi, significa “senhor do vale”. Talvez, esta seja realmente a sensação ao admirar, juntas, do alto, as vistas da mata preservada e da selva de pedra.

O Parque Estadual do Jaraguá foi criado em 1961 para estimular a preservação da área e organizar o turismo. Os visitantes podem conhecer, por exemplo, as pias de lavagem manual do ouro, usadas na época em que se explorava a mineração no local, e o casarão de Afonso Sardinha, caçador de índios português que por lá descobriu o metal precioso, no final do século XVI. No Pico, também há opções de serviço, como lanchonete e feira artesanal aos domingos.

Em 1983, foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa  do Patrimônio Histórico, Turístico e Arqueológico e Turístico) e, em 1994, pelo Patrimônio da Humanidade da Unesco, passando a integrar a Zona Núcleo do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, Reserva da Biosfera.

Funcionamento: De segunda a domingo, das 7h às 17h. Acesso às trilhas até 16h. No horário de verão, os horário são estendidos até às 18h para os portões, e para 17h para trilhas

Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, n°539 – Vila Chica Luiza –SP CEP 05184-000

Telefones para informação: (11) 3941-2162 / (11) 3943-5222

Acesso ao Parque Estadual por transporte público:
Km 18 Via Anhanguera, acesso:
- Ônibus: linhas 8040 Lapa – Sol Nascente; 8047 – Lapa – Jaraguá; 8696 Praça Ramos – Jaraguá
- Trem: Estação Vila Clarice – Linha 7 Rubi da CPTM, com destino a Francismo Morato