Publicado em 28 de julho de 2014 às 12:36

Chile apresenta diversidade de norte a sul

O Chile é um dos melhores destinos turísticos do continente americano e, são tantas as atrações, que fica difícil conseguir reunir todas em uma só viagem. Dono de uma natureza deslumbrante e selvagem, o Chile abriga um dos mais belos desertos do mundo.

O Deserto do Atacama, localizado ao norte do país é palco de verdadeiras obras de arte da natureza: só em seu território localizam-se as Lagunas Altiplânicas, onde o azul cristalino das águas contrasta com os imponentes vulcões que se levantam ao seu redor, o Vale da Lua, formação de areia e sal que se assemelha à cratera lunar, os Geisêres de Tatio, que jorram água quente da terra pela manhã, a Laguna de Chaxa, pintada de rosa pela grande quantidade de flamingos que a visitam, a Laguna Cejar, onde se pode flutuar como no Mar Morto, e a simpática e pequena cidade de San Pedro de Atacama, ponto de partida todos os turistas que visitam o deserto.

Deserto do Atacama
Deserto do Atacama – Foto por Dimitry B. com CC

Se o norte guarda tanta beleza, o sul do país revela-se tão belo quanto seu oposto: lá fica a patagônia chilena, onde os mais aventureiros podem se aventurar no Parque Nacional Torres del Paine, famoso por suas belas geleiras e exóticas paisagens.

Para quem gosta de exotismo e não se importa em se deslocar, o Chile abriga também a Ilha de Páscoa e suas misteriosas estátuas de pedra.

Ilha de Páscoa
Ilha de Páscoa – Foto por Nicolas de Camaret com CC

Ainda no sul do país está a Região dos Lagos, que concentra lagos cristalinos, vulcões e cidades românticas como Frutillar, um pedaço da Alemanha em pleno território andino. Já a região central do país é famosa pelo balneário de Viña del Mar, cidade moderna e florida, dona de uma praia bem movimentada apesar das temperaturas amenas.

Sua vizinha, a cidade portuária de Valparaíso, é mais desorganizada e menos bela que Viña, mas também possui seus encantos: é o cenário de diversas casinhas coloridas de zinco tombadas como patrimônio mundial da humanidade. Nesse ano, a cidade sofreu um dos piores incêndios de sua história mas, felizmente, a região turística não foi afetada.

Viña del Mar
Viña del Mar – Foto por Christian Córdova com CC

A cerca de 120 km de Viña del Mar está a capital chilena, Santiago. A cidade está cercada pelas cordilheiras, o que garante uma vista única, mas também agrava o problema de poluição na cidade – mas nada que estrague a viagem. Santiago é uma grande capital latino-americana que, assim como Buenos Aires, tem ares europeus, com abundantes parques e praças, além de uma rica vida cultural.

A noite é agitada apenas nos fins de semana e acontece nos bairros boêmios, como Bellavista, Providencia e Nuñoa.

Santiago do Chile
Santiago do Chile – Foto por Gonzalo Baeza com CC

O Chile é um país diverso que abriga destinos para todos os gostos e está apenas a 4 horas de São Paulo, em voo direto.

Por