Publicado em 6 de junho de 2012 às 17:26

Após pressão, Espanha começará a facilitar a entrada de brasileiros no país

Essa semana após a visita do rei da Espanha, Juan Carlos I ao Brasil e a reunião que ocorreu entre delegações brasileiras em Madri enfim, foi fechado um acordo, com o intuito de diminuir as exigências antes impostas pelos espanhóis para a entrada de brasileiros no país.

Agora, o turista brasileiro convidado para hospedar-se em residência espanhola, deverá apresentar somente cópia da identidade de quem convida e do convidado, este modelo de documento será disponibilizado nos sites de ambos os países, além de uma lista de requisitos mútuos para liberação e folhetos espalhados pelos aeroportos.

Também será aberta uma linha direta entre a Embaixada do Brasil em Madri e autoridades de imigração espanholas para examinar casos considerados injustos. Os turistas que não forem liberados para entrar nos países agora poderão receber sua bagagem pessoal  em casos de extrema necessidade ou se tiverem que aguardar mais de 24 horas para retornar. Essas novas medidas devem entrar em vigor o mais rápido possível.

O Itamaraty informou que o governo espanhol só concordou em negociar  após o Brasil  ter colocado em prática a lei da reciprocidade no último mês de abril, passando a cobrar dos espanhóis as mesmas exigências feitas na Espanha aos turistas brasileiros.

Somente no primeiro mês em que a lei estava em vigor, 30 espanhóis foram barrados em aeroportos brasileiros.