Publicado em 6 de maio de 2016 às 14:55

8 fatos bizarros que já causaram pousos de emergência

Há relatos de frequências que foram modificadas por causa de animais, barulhos estranhos, passageiros sem noção e até cheiros

Ninguém deseja passar por algum tipo de problema durante o voo, certo?

Contudo, os temidos pousos de emergências ocorrem, raríssimas vezes, mesmo o avião sendo um dos meios de transporte mais seguros do mundo – ficando atrás apenas do elevador.

Mas engana-se quem pensa que esses imprevistos são apenas por contratempos mecânicos: fatores externos também podem fazer uma aeronave modificar a sua rota.

Além do clima, outras razões, digamos, bem inusitadas, podem obrigar o avião retornar até mesmo para o aeroporto de origem. Há relatos de frequências que foram modificadas por causa de animais, barulhos estranhos, passageiros sem noção e até cheiros, dá para acreditar? Ficou curioso? Então confira 8 motivos que já obrigaram aviões a pousar em emergência!

Pássaro

Colisões entre pássaros e aviões estão entre os principais motivos de acidentes aéreos. Na maioria das vezes, o incidente obriga os pilotos a retornarem ao aeroporto de origem. Prova disso foi o voo da Tam, com destino a Porto Alegre, que se chocou com uma ave e teve de retornar ao Aeroporto de Guarulhos.

Cachorro

A Air Canada desviou da rota de Tel Aviv, em Israel, para Toronto, no Canadá, por causa de um cachorro. Isso porque a tripulação descobriu que o sistema de aquecimento da área de carga da aeronave – onde o animal estava sendo transportado -, estava com defeito. Se o animal permanecesse no local, certamente morreria por conta das temperaturas negativas da altitude de cruzeiro. O atraso durou pouco mais de uma hora.

Problemas no banheiro

Um voo que saiu de Londres com destino a Dubai foi obrigado a pousar antes do destino final por conta do mau cheiro no banheiro! Segundo tripulantes, o incidente foi ocasionado por algum passageiro, que deixou o local inutilizável.

Laser

Um piloto da Virgin Atlantic teve a visão ofuscada por um laser, apontado para o avião por uma pessoa em solo. O piloto sofreu lesões no olho, e a aeronave teve que dar meia-volta. A rota só foi restabelecida após 24 horas.

Doença misteriosa

Cerca de dois voos da American Airlines tiveram que aterrissar antes da hora, por conta de uma doença misteriosa que se espalhou pelos viajantes em pleno voo. Um deles saiu do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Miami: quatro pessoas reclamaram de tontura, enjoo e desmaios durante a viagem, e o piloto foi obrigado a pousar emergencialmente em Brasília.

Yoga

Esse caso quase não dá para acreditar, mas aconteceu! Um voo do Havaí para o Japão foi obrigado a retornar ao arquipélago simplesmente porque um dos passageiros se recusou a sentar na poltrona. Ele preferiu praticar yoga no fundo da aeronave.

Passageira cantora

Acha chato quem ouve música no alto-falante em pleno voo? Pois saiba que tem coisa pior que isso: uma passageira foi expulsa de um voo porque se recusava a parar de cantar “I Will Always Love You”, música mais famosa da cantora Whitney Houston. A aeronave saiu de Los Angeles rumo a Nova York, e teve que fazer um pouso de emergência em Kansas City.

Xixi

Já um voo da Air Méditerranée que saía de Argel, na Argélia, com destino a Paris foi obrigado a desviar a rota para Lyon. O motivo? Um passageiro urinou em cima de outro passageiro. Eca!