Publicado em 20 de março de 2014 às 11:58

SAC lança Manual do Setor de Aviação Civil para a Copa em 31 de março

Entidades governamentais e a indústria de aviação se organizam para melhor receber o mundial

Tendo em vista o maior evento futebolístico do mundo, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) irá lançar, no dia 31 de março, o Manual do Setor de Aviação Civil para a Copa. O documento, fruto de uma parceria entre todos os órgãos integrantes da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (CONAERO), além de outras instituições, organiza sistematicamente todo o planejamento de operações do transporte aéreo durante o período de competição. O mesmo comitê já havia sido responsável pelo manual de outros grandes eventos, tais como Rio+20 e Copa das Confederações.

Algumas das orientações são: como lidar com o aumento significativo de passageiros, quais as ações específicas para atender de maneira ideal o público diferenciado, tal como chefes de Estado, e como facilitar o transporte entre os aeroportos e os centros urbanos.

Outra importante informação encontrada no Manual é o mapeamento da completa estrutura dos terminais e da movimentação de passageiros, desde a parada do avião até a saída do aeroporto. Dessa maneira, os clientes da FIFA e as delegações, por exemplo, poderão trafegar com tranquilidade e segurança, independentemente das operações normais dos aeroportos. No total, serão 15 operando para sediar os jogos, além de mais 66 unidades aeroportuárias para acompanhar a demanda. Aumentou-se também o número de vagas para estacionamento em cada um dos aeroportos, totalizando 1100 vagas temporáridas.

Há ainda a implantação de uma área chamada Fun Zone, já utilizada na Jornada Mundial da Juventude, para que os passageiros possam esperar seus voos com maior conforto. Internet, ar condicionado, televisão e lanchonete são alguns dos serviços oferecidos.

Para reforçar a integridade das operações em todo o país, representantes dos órgãoes públicos integrantes da CONAERO e de outros setores envolvidos com a Copa estarão juntos na Sala de Comando e Controle Central.

Todo o cuidado e planejamento é pouco quando se tem em mãos uma Copa do Mundo, que, de acordo com o Ministério do Esporte, já vendeu 2 milhões de ingressos para jogos nas mais diferentes cidades brasileiras.