Publicado em 2 de junho de 2016 às 13:02

Latam lança serviço para acompanhar crianças que viajam sozinhas

Acessório com código permite monitoramento da rota em tempo real pela internet; medida é obrigatória para menores de 11 anos

Pensando nos pequenos que viajam desacompanhados, a Latam Airlines Group lançou um serviço para deixar pais, mães e responsáveis mais tranquilos quando seus filhos estiverem sozinhos.

Estamos falando do “Acompanhamento de Viagem”, que nada mais é que uma pulseira de reconhecimento. A novidade já está disponível em todos os voos domésticos da companhia aérea.

Mas como funciona?

De acordo com as informações da empresa, a solução é utilizada desde o momento do check-in, quando o menor viajando desacompanhado recebe uma pulseira com um código atrelado. Uma etiqueta diferenciada para a identificação das bagagens de mão/despachada também é disponibilizada.

Logo após, um funcionário, especialmente treinado para a ocasião, escolta a criança ou adolescente a todo momento. Além disso, um celular, específico para a leitura do código, permanece com o profissional e atualiza o status da viagem da criança.

Todo o processo é realizado pela equipe do aeroporto de origem, pela tripulação da aérea e pelo time do aeroporto de destino. Os responsáveis também têm acesso, via internet, às informações da frequência do menor. Em tempo real, os pais podem checar os informes por meio de celular, computador ou tablet.

A solicitação pode ser feita por meio da central de reservas da LATAM, pelo telefone 0300 570 5700 / Reprodução

A solicitação pode ser feita por meio da central de reservas da LATAM, pelo telefone 0300 570 5700 / Reprodução

A companhia ainda tornou a solução obrigatória para crianças desacompanhadas entre 5 e 11 anos, e opcional para as que tenham entre 12 e 17 anos. O serviço custa R$ 129 por trecho.

Existe um motivo para a organização ter divulgado a medida. Para quem não sabe, em 2015, a companhia (ainda com o nome TAM), por um erro de comunicação entre os funcionários, “esqueceu” de embarcar uma criança de sete anos que viajava desacompanhada no Aeroporto de Cumbica, em São Paulo.