Publicado em 26 de maio de 2014 às 16:30

LAN tem novo cartão de embarque eletrônico para smartphones

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

A companhia aérea LAN acaba de lançar o cartão de embarque eletrônico para smartphones, um sistema que facilita o processo de check-in tradicional. Os passageiros podem selecionar a opção de recebê-lo por e-mail quando fizerem o check-in online, no site da LAN.com. Basta indicar qual é o e-mail pessoal e, depois de alguns instantes, abrir a mensagem enviada pela companhia, contendo o QR Code (código de barras bidimensional) e as informações do voo.

Este é o cartão de embarque eletrônico que será apresentado no balcão da LAN pelos passageiros que tiverem malas para despachar. Os que têm apenas a bagagem de mão podem se dirigir diretamente à sala de embarque, onde também o apresentarão através do celular quando passar pela segurança/imigração e no momento do embarque.

“Considerando que 77% das pessoas que viajam de avião no Chile com a LAN fazem o check-in no site, o novo sistema para smartphones é uma ferramenta extremamente útil para os nossos passageiros. Isso proporciona economia de tempo e papel”, disse Eli Senerman, diretor de Canais e do LAN.com.

Atualmente, quatro empresas aérea brasileiras já oferecem a leitura de cartões de embarque por QR Code: TAM, Gol, Azul e Avianca. No entanto, elas também dependem das ferramentas disponíveis nos aeroportos onde operam.

A Infraero anunciou recentemente que essa tecnologia para a leitura de QR Code dos cartões de embarque já está presente em 41 de seus terminais, equivalente a 65% da Rede. Os aeroportos são: Confins/Tancredo Neves (MG), o primeiro a receber, em julho de 2011; Congonhas (SP); Galeão e Santos Dumont (RJ); Pampulha, Uberlândia, Uberaba/Mário de Almeida Franco e Montes Claros (MG); Porto Alegre (RS); Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina (PR); Florianópolis, Joinville e Navegantes (SC); Salvador e Ilhéus (BA); Recife e Petrolina (PE); Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE); Teresina (PI); João Pessoa e Campina Grande (PB); Goiânia (GO); Vitória (ES); Manaus (AM); Palmas (TO); Belém e Marabá (PA); Rio Branco (AC); São Luís e Imperatriz (MA); Cuiabá (MT); Campo Grande (MS); Aracaju (SE); Maceió (AL); Macapá (AP); Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).

As companhias estão aproveitando a tendência mundial do uso constante da plataforma móvel para facilitar a experiência dos passageiros.