Publicado em 13 de abril de 2012 às 17:04

SPTuris divulga resultado de estudo sobre perfil de turistas em São Paulo

A São Paulo Turismo, por meio de seu núcleo de estudos e pesquisas – o Observatório do Turismo – deu início a uma série de levantamentos sobre o fluxo turístico doméstico e internacional nos principais portões de entrada da metrópole.

O primeiro aconteceu no fim do ano passado, no Aeroporto de Guarulhos, e teve seus resultados divulgados neste mês de abril. Pesquisadores aplicaram mais de 5 mil questionários nas áreas de embarque e desembarque do aeroporto.

Entre os destaques da pesquisa realizada no aeroporto, surpreendeu a grande incidência de turistas vindos do Nordeste, em especial do Estado da Bahia. Já entre os internacionais, permaneceram no topo da lista os estrangeiros provenientes dos Estados Unidos e Argentina, mas Itália, Alemanha e Inglaterra vêm logo na sequência, superando, inclusive, outros destinos da América do Sul, como o Chile.

Negócios/trabalho continua na liderança entre os motivos que trazem os visitantes a São Paulo (mais de 40%), porém ao verificar a motivação secundária, lazer/turismo aparece em primeiro lugar. Ou seja, em boa medida, os empresários e homens de negócios também estão aproveitando a viagem para curtir São Paulo turisticamente.

A gastronomia, os atrativos culturais/entretenimento e as opções de compras são os itens que mais agradam os turistas e foram avaliados como ótimos ou bons para mais de 80% das pessoas entrevistadas.

Outro resultado interessante foi obtido com relação à propensão de retorno a São Paulo para os jogos da Copa do Mundo em 2014: 44,2% dos turistas brasileiros e nada menos do que 91,8% dos estrangeiros responderam que pretendem voltar.

A pesquisa está disponível na íntegra no site www.observatoriodoturismo.com.br.