Publicado em 12 de junho de 2015 às 16:51

Governo subsidia tarifas de passagens aéreas para Amazônia Legal a partir do segundo semestre

Objetivo é impedir que aeroportos parem de operar por falta de voos regulares

O Governo Federal subsidiará tarifas de passagens aéreas para a região da Amazônia Legal a partir do segundo semestre, de acordo com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha. O objetivo é, além de atrair mais turistas para a região, impedir aeroportos de deixarem de operar devido à falta de voos regulares.

Parte do programa voltado à aviação regional, a medida na região será feita com condições especiais. “Não vai ter os limites que teremos nas outras regiões, não está limitado a 60 lugares [subsidiados por aeronave]. Lá, pode chegar até a aeronave inteira, se ela tiver até 120 lugares”, afirma o ministro.

O assunto foi discutido nessa quarta-feira (10) em audiência pública na Câmara dos Deputados convocada pelas comissões de Turismo e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia e proposta pelo deputado Alex Manente (PPS-SP).

“Nós somos um país, olhando pelo aspecto de turismo, com todas as potencialidades possíveis. Desde sol, mar, beleza natural, mas fundamentalmente temos a condição de todos os estados terem várias cidades com potencial turístico. Então, precisamos que isso se desenvolva através da aviação, que é a chegada mais rápida a estes pontos”, defende Manente.

Programa de Aviação Regional

O Programa de Aviação Regional iniciou em 2012 para levar o acesso a aeroportos a todos os lugares do país, além de conectar os diversos municípios e trazer turismo e desenvolvimento. O objetivo é que pessoas em qualquer lugar do território nacional tenham um aeroporto em um raio de até 100 km.

Para o programa, foram disponibilizados R$ 7 bilhões para construção ou reforma de 270 aeroportos pelo país.