GRU - São Paulo - Brasil

Novo jato supersônico promete ser mais rápido que Concorde

18 de abril de 2016

Recentemente, a Azul Linhas Aéreas anunciou o retorno do Concorde, porém tudo não passou de uma brincadeira de 1º de abril.

Mas, ao que tudo indica, os jatos supersônicos estão, sim, prestes a voltar ao céus do mundo inteiro – dessa vez sem nenhuma pegadinha.

E quem fez questão de garantir isso foi a norte-americana Boom Aerospace. A empresa, com sede no Colorado, iniciou os estudos para um novo SST (Supersonic Transport). Isso mesmo, a nova aeronave comercial poderá transportar até 40 passageiros a uma velocidade de 2.333 km/h – 155 km/h mais rápido do que o antigo Concorde.

“Estamos falando do primeiro jato supersônico que será tripulado como um avião de luxo”, declarou o fundador da Boom, Blake Scholl.

Viajantes irão de Londre a Nova York em 3,5 horas / Divulgação/Boom Aerospace

Ficou curioso para saber quanto será uma passagem no “Boom”? Segundo as informações do chefe executivo da organização, a princípio, o preço da viagem será de 3.500 libras (mais ou menos 4.400 euros) e os primeiros voos de teste começarão em 2017, no Aeroporto Centennial, em Denver, Colorado.

Por outro lado, alguns analistas consideram o cronograma ambicioso demais para um projeto tão elaborado e que sequer possui um protótipo concluído.

O “Boom SST” será produzido em materiais compostos, especialmente fibra de carbono, devendo ser mais silencioso do que as aeronaves supersônicas até hoje produzidas, além de 30% mais eficiente que o Concorde. Sua altitude de cruzeiro será de 60.000 pés. E aí, será que agora vai?