Publicado em 14 de agosto de 2014 às 15:25

Documentário sobre aviação busca re-despertar o fascínio pela área

Aviação no cinema, Harrison Ford e um documentário que merece ser visto: conheça “Aviation: The Invisible Highway”.

A produtora americana Terwilliger Productions, especializada em filmes relacionados ao mundo da aviação, lançará em breve a mais nova produção da empresa, o documentário “Aviation: The Invisible Highway”.

O filme, voltado para o público em geral, pretende despertar um novo olhar para o universo da aviação e a maneira como ela afeta nossas vidas, mesmo quando não estamos voando. Segundo Brian Terwilliger, o dono da produtora, as pessoas perderam a perspectiva de quão extraordinário é o fato de podermos chegar a tantos lugares do mundo de maneira tão rápida, segura e eficiente.

Aparentemente, a contribuição social da aviação está funcionando de maneira inversa ao seu prestígio: se, em 1914, quando voar era privilégio dos ricos e famosos, a aura de magia em torno da área era enorme, hoje, momento em que ela mais contribui para o mundo de maneira democrática e abrangente, sua importância tem sido menosprezada.

Terwillinger sugere que essa percepção distorcida pode estar relacionada com a experiência individual do passageiro, que demanda da aviação avanços tecnológicos na mesma velocidade em que evoluem os seus gadgets pessoais. Mas não há como a tecnologia da aviação acompanhar esse ritmo alucinado. Além disso, melhorias nessa área em geral acontecem fora da vista da maioria do público.

O objetivo do filme é reverter a opinião disseminada de que aeronaves são sinônimo de desprazer e mesmice através da contextualização da aviação, mostrando o quanto ela contribui para a sociedade de diversas maneiras e, desse modo, (re)criar um novo olhar para a área.

O longa metragem, que foi filmado em 18 países e conta com a narração de Harrison Ford, é o segundo produzido pela Terwilliger Productions. “Aviation: The Invisible Highway” tem como público alvo a sociedade em geral, enquanto “One Six Right”, a primeira produção da empresa, era voltada para os funcionários e entusiastas da aviação.

Assim como “One Six Right”, o mais recente documentário não deve chegar aos cinemas brasileiros mas poderá ser comprado pela internet.

Confira abaixo o trailer de “Aviation: The Invisible Highway “.

One Six Right, o olhar do piloto

“One Six Right: The Romance of Flying”, o primeiro longa, lançado em 2005, foi um sucesso nos EUA. A produção mostrava a importância da indústria da aviação e a situação dos aeroportos locais, através do Van Nuys (VNY), no sul da Califórnia. Mesclando a história das aeronaves e da aviação em geral com depoimentos e histórias reais, o diretor ressaltou a importância dos aeroportos pequenos para a economia local e chamou atenção para estatísticas preocupantes de quantos deles estão sendo fechados nos EUA – em média, um por semana.

Todos esses pontos são enfocados a partir da história e dinâmica do aeroporto VNY, que também tem sua importância para o cinema, já que ele foi palco de filmagens de algumas cenas de Casablanca, e Marilyn Monroe foi descoberta trabalhando em um hangar do local.

A repercurssão do filme foi significativa no mundo da aviação: pilotos, pessoas ligadas ao campo e entusiastas viram nele uma tradução de sua paixão pela área. A produção independente, graças aos padrões de qualidade pioneiros em filmagem HD, conquistou importantes parceiros como Apple, Sony, Toshiba e Dolby.

Assista a sequência inicial de “One Six Right: The Romance of Flying” abaixo.

Harrison Ford, advogado da aviação

O documentário “Aviation: The invisible Highway” contará com um nome de peso do cinema Hollywoodiano em sua produção. O astro Harrison Ford será o responsável pela narração do longa.

Poucos sabem, mas esse ator é um verdadeiro embaixador da aviação: a paixão de Harrison começou ainda na faculdade, quando ele queria tirar um brevê de piloto mas não tinha dinheiro para fazê-lo.

O sucesso nos cinemas lhe possibilitou comprar dois jatos mas, por falta tempo, o sonho ficou adormecido até os 53 anos, quando Harrison decidiu que era hora de aprender a pilotar. Desde então, não parou mais: depois de se licenciar, o ator ofereceu seus serviços as unidades Teton County and Lincoln County Search and Rescue, onde já participou de duas operações de resgate. Harrison acredita na importância da aviação para a ajuda humanitária e, em 2010, quando um terremoto assolou o Haiti, o ator usou seus aviões particulares para transportar voluntários e suprimentos para a região, mesmo antes da chegada da ajuda internacional.

Ele também é um verdadeiro embaixador da área: foi nomeado presidente da Associação Experimental de Aviação (EAA), onde sua fama e competência atraiu milhares de jovens para o programa Young Eagle’s e, em 2007, quando a aviação começou a sofrer com o alto preço do petróleo, Harrison fez um apelo na TV aos cidadãos estado-unidenses para que não deixassem de viajar e ajudassem a indústria a se recuperar da crise. Nesse mesmo período, ele também discursou no Congresso Nacional sobre o tema.

Na indústria da aviação, Harrison é um verdadeiro advogado, ídolo e exemplo. A admiração, sem dúvida, é recíproca: uma vez, o ator afirmou que tem dois papéis em sua vida – um que todos conhecem e lhe fornece os meios de manter o outro, que ele diz preferir.

Por