Publicado em 1 de agosto de 2013 às 14:03

Crise na aviação é uma ameaça à carreira de piloto de avião

A grande demissão que a TAM anunciou trouxe a discussão de um fenômeno que vem ocorrendo desde o fim do ano passado. Outras companhias aéreas também já iniciaram um movimento de demissão em massa, juntamente a redução na oferta de voos – que este ano já é cerca de 5% menor do que no ano passado, de acordo com informação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Já é alta a quantidade de pilotos que perderam seus empregos no Brasil e vêem como única alternativa a procura de um trabalho no exterior, para assim se recolocarem no mercado. Países como China e Panamá estão em destaque como destinos para estes trabalhadores, que já somam mais de 500 pilotos expatriados, de acordo com uma estimativa do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

Se há alguns anos o grande crescimento do setor no Brasil apontava uma preocupação da falta de mão de obra para a tarefa, as atuais condições que o mercado da aviação encontra mostra o contrário. Enquanto em 2010 o número de passageiros bateu um recorde – uma alta de 21% – espera-se que este ano não haja nenhum crescimento.

Com informações Gazeta do Povo