Publicado em 27 de março de 2015 às 15:26

Companhias aéreas alteram regras de segurança do ‘cockpit’ depois de acidente

Com a confirmação de que o co-piloto que causou o acidente se trancou na cabine após a saída do piloto, aéreas implementam regra de segurança

Após a conclusão de que o acidente do avião da Germanwings que caiu nos Alpes Franceses na última segunda feira (23) foi causado propositalmente pelo co-piloto, que se trancou no ‘cockpit’, várias companhias aéreas anunciaram a mudança de suas regras de segurança na cabine. A nova medida prevê a permanência sempre de duas pessoas no ‘cockpit’: mesmo quando o piloto ou co-piloto tiverem que sair, algum outro membro da tripulação deve entrar na cabine.

Até o momento as companhias que anunciaram a alteração são a Norwegian, cujo responsável das operações de voo, Thomas Hesthammer afirmou “É algo que discutíamos há muito tempo, mas este episódio acelerou o processo”, a islandesa Icelandair e a britânica easyJet.

No Canadá todas as companhias serão obrigadas a aplicar a medida, de acordo com a ministra dos transportes Lisa Raitt. Em Portugal, o governo pediu uma avaliação da situação atual de segurança de voo ao Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) e emitir recomendações. A federação alemã dos transportes anunciou que é favorável à mudança da regra nos voos.

A companhia finlandesa, Finnair já aplicava a medida. De acordo com a porta-voz da companhia, Päivyt Tallqvist, “O manual já prevê duas pessoas em permanência no ‘cockpit’. Se um piloto se quiser ausentar, outro membro da tripulação tem obrigatoriamente de entrar”.